Chá Solidário reúne sociedade pessoense para ajudar crianças carentes

Por - em 785

Flávio Asevêdo

O Natal vai chegar mais cedo este ano para as crianças acolhidas pela Creche Amiguinhos, localizada no bairro do Róger. Através do Chá Solidário, realizado no final da tarde desta terça-feira (6), meninos e meninas receberão donativos, como fraldas descartáveis e artigos de higiene, além de presentes, para tornar o período natalino mais feliz e renovado de esperanças. A entrega acontece na nesta terça-feira (13).

O cenário do Chá Solidário, idealizado pela primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo, foi o Hotel Globo, espaço histórico revitalizado pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo e entregue, no último mês de agosto à população. Mas não foram o pôr do sol, a beleza arquitetônica do local e as atrações artísticas e culturais os grandes destaques do evento. A solidariedade e o desejo de ajudar o próximo foram os motivos capazes de reunir tanta gente apostando na força da união pelo bem das crianças carentes.

“Com este projeto nós colocamos a solidariedade e a cultura de mãos dadas. Estamos dando vida a este espaço que foi totalmente revitalizado com muita sensibilidade pelo prefeito Luciano Cartaxo e, dentro dessa proposta de ocupação, a gente traz também o viés solidário. Estou tendo a oportunidade de reunir pessoas para o bem comum e fico muito agradecida a Deus por isso. É com muita satisfação que a gente vê tanta gente envolvida por uma causa tão nobre que é exatamente dar a mão ao outro”, declarou Maísa Cartaxo.

Os convidados do evento foram recepcionados por uma programação cultural que reuniu o Grupo Folclórico do Sesc, o violinista Paulo Barreto, o Projeto Ação Social pela Música e uma apresentação da Ave Maria Sertaneja, com Maurício César, Lucílio Souza e Tiago Lopes. Além disso, Renata Arruda apresentou seu show e animou o público com grandes sucessos românticos e da música popular brasileira. O evento contou ainda com uma mostra de artesanato, de presépios do acervo de Augusto Moraes e uma exposição fotográfica do Grupo Paraibando.

A coordenadora do Projeto de Extensão do IFPB, Fátima Souto, destacou a importância da iniciativa de Maísa Cartaxo e a forma ela estimula outros atos de solidariedade na sociedade. “É uma iniciativa muito boa da primeira-dama, primeiro por ser neste lugar maravilhoso e tão importante para a vida cultural de nossa cidade. Segundo, porque o povo brasileiro é muito solidário e o que faltam são pessoas para articular estas doações. E isso Maísa está fazendo muito bem, pois ela juntou alguns setores da sociedade que conseguem contribuir de forma contínua com o Chá Solidário. É uma iniciativa que nos faz colaborar com a dinâmica das instituições da cidade”, afirmou.

A vice-presidente do Rotary Clube João Pessoa Norte, Alice Fernandes, disse que a população não pode se omitir de ajudar o próximo e a gestão municipal, através da primeira-dama, leva todos a pensarem alternativas para contribuir para uma sociedade mais justa. “Com este gesto ela desperta na sociedade esta veia da ajuda pois a gente não pode ficar omisso diante das dificuldades que existem ao nosso redor. A partir do momento que a gente se sensibiliza e passa a ajudar, isso não só nos torna pessoas mais sensíveis, mas também nos faz mais felizes de poder ver que nosso gesto torna a vida das pessoas melhor”, declarou.

Homenagem – Durante o Chá Solidário, Maísa Cartaxo foi homenageada com o título de honra ao mérito, pelo vice-coordenador de Extensão da UFPB, Augusto Moraes, em nome da Livraria do Luiz e Espaço Arte. “Concedemos este título em virtude do trabalho da primeira-dama junto às comunidades carentes, creches, apoio aos artesãos, à arte e cultura da Capital paraibana”, disse.

Entrega – A entrega dos donativos arecadados durante o Chá Solidário será nesta terça-feira  (13) às 9h. Segundo Maísa Cartaxo, além da entrega das doações, as crianças da Creche Amiguinho também ganharam padrinhos que as presentearão atendendo aos seus pedidos ao Papai Noel. “Queremos oferecer um momento especial para estas crianças e comemorar o período natalino com elas”, afirmou.

A primeira edição do Chá Solidário beneficiou a Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes (Aspan), localizada no bairro do Cristo Redentor. A instituição é responsável pelo acolhimento de 60 idosos e foi contemplada com 3 mil unidades de fraldas geriátricas.