Circuito Escolar de Xadrez movimenta tarde no Hotel Globo com crianças da Rede Municipal de Ensino

Por - em 469

Max Oliveira

 

Quarenta crianças reunidas e um silêncio incomum. Tudo para não perder a concentração no xadrez. O Hotel Globo, Centro Histórico da Capital, foi palco, na tarde desta quinta-feira (15), de uma disputa que colocou frente a frente alunos da Rede Municipal de Ensino contra as irmãs Emerly Gomes do Nascimento e Emilli Priscila, atuais campeãs dos Jogos Escolares de Xadrez da Grande João Pessoa.

O evento promovido pela Prefeitura Municipal de João (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), teve como objetivo estimular a troca de experiência entre os alunos utilizando o xadrez de forma pedagógica. A atividade faz parte da programação desenvolvida durante o contraturno, ou seja, no horário oposto das escolas de tempo integral, onde os alunos participam de oficinas extra-sala de aula.

“O xadrez é uma das atividades que as 16 escolas de tempo integral do município oferecem no contraturno. Ainda temos oficina de capoeira, letramento, judô, que tem como objetivo promover a interação. E hoje, aqui no Hotel Globo, tem outra importância, que é aproximá-los de um símbolo do nosso patrimônio histórico”, explicou Gioconda Maria de Azevedo, coordenadora das escolas de tempo integral do município.

Durante a disputa as irmãs jogaram de forma simultânea com as quarenta crianças. Essa é uma prática tradicional do xadrez, quando praticantes de alta capacidade – no caso das irmãs – são submetidas á um confronto com outros participantes. Aos 16 anos, Emilli Priscila, estudante da Escola Municipal Duarte da Silveira, coleciona conquistas no esporte. Ela, junto com a irmã, se prepara para representar a Paraíba nos Jogos Escolares da Juventude neste mês, e revela que a experiência foi inesquecível.

“Nunca tinha jogado com tantos adversários, mas vejo isso como uma grande oportunidade de passar a minha experiência para eles. Comecei aos sete anos, como muitos aqui, e hoje me dedico bastante ao xadrez”, explica Emilli Priscila.

Xadrez na Escola – O projeto tem como objetivo incentivar e valorizar o desempenho dos estudantes das escolas municipais a desenvolver raciocínios e criar relações sociais saudáveis através do xadrez. Essa ferramenta pedagógica está presente em 68 escolas da rede municipal de ensino. Os benefícios do xadrez fazem com que o aprendizado da criança englobe criatividade, autoestima e respeito mútuo.

Na atividade desta quinta feira (15) participaram alunos das escolas de tempo integral do município Frei Albino, Dom Marcelo, Ana Cristina e Arnaldo de Barros.

Hotel Globo – O local foi totalmente revitalizado, com pintura, restauração completa de janelas e portas (esquadrias), revisão de toda a coberta do hotel, recuperação de toda parte elétrica e hidráulica, implantação de novos

postes decorativos nos jardins, reestruturação do muro de contenção e manutenção do piso, tanto da parte interna, quanto externa, onde o piso do pavimento superior, com assoalho de madeira, foi completamente restaurado.