Cirurgiões são qualificados e realizam 50 cirurgias de hérnia em dois dias
Cinquenta cirurgias em dois dias. Esse é o resultado do I Encontro de Hérnia da Parede Abdominal, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Hospital Santa Isabel. O evento, que engloba a qualificação da equipe de cirurgia geral do hospital, será encerrado nesta quinta-feira (27).
O encontro conta com a presença de dois preceptores da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Hérnia, os cirurgiões Flávio Malcher (RJ), presidente da entidade, e Anísio Almeida (CE). No evento, os médicos passam por uma qualificação em novas técnicas, sob os temas “Uso de novas próteses para parede abdominal”, “Abordagens inguinais abertas” e “Procedimentos por videolaparascopia”.
Depois do processo de qualificação e atualização, a equipe do Santa Isabel deu início, nessa quarta-feira (27), à realização de 50 procedimentos cirúrgicos de hérnias de parede abdominal. “Temos toda a estrutura organizada para prestar assistência ao usuário, do pré-operatório à alta hospitalar”, disse o cirurgião responsável pela iniciativa, Péricles Oliveira.
Segundo ele, o mutirão conta com todo o apoio da equipe do hospital, formada por cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, maqueiros e pessoal de serviços gerais.
Atualmente, o ambulatório do Hospital Santa Isabel oferece, também, as especialidades de neurocirurgia, cirurgia bariátrica, urologia, gastroenterologia, mastologia, cirurgia plástica reparadora, ginecologia, proctologia, angiologia, cirurgia geral e otorrinolaringologia. O equipamento é referência em cirurgias eletivas na Capital.
Cirurgia eletiva – A porta de entrada para o ambulatório de cirurgia eletiva é a Central de Marcação de Consultas, por meio de solicitações das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de João Pessoa e municípios pactuados. No Ambulatório Médico de Especialidades Cirúrgicas do hospital o paciente será atendido pelo cirurgião, que solicitará os exames pré-operatórios e agendará a cirurgia.
Além de João Pessoa, 176 municípios do Estado são atendidos pela rede municipal de saúde da Capital.