Com 100% de cobertura, UPAs de João Pessoa registraram mais de 440 mil atendimentos em 2019
As quatro unidades de pronto atendimento (UPA) de João Pessoa realizaram um total de 443,6 mil atendimentos no ano de 2019. O número representa uma média de 36,9 mil acolhimentos ao mês, garantindo assistência pré-hospitalar 24 horas a população em casos de urgência e emergência.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, as unidades de pronto atendimento contribuem para desafogar os hospitais que atendem casos de urgência. “Na UPA, o paciente é acolhido na classificação de risco, é estabilizado e, conforme a necessidade, será encaminhado para um hospital de referência ou é liberado”, explicou.
Do total de atendimentos neste período, a UPA Célio Pires de Sá (no bairro Valentina Figueiredo) apresentou a maior demanda, com 121 mil atendimentos, sendo 98,4 mil de clínica médica e 22,6 mil de pediatria. A UPA Dr. Lindbergh Farias (no bairro dos Bancários) registrou 115,6 mil acolhimentos, sendo 92 mil de clínica médica, 19,5 mil de pediatria e 4 mil de ortopedia, especialidade desta unidade.
Já a UPA Oceania (em Manaíra) realizou 112,4 mil atendimentos, sendo 88,3 mil de clínica médica e 24,1 mil de pediatria, enquanto a UPA Cruz das Armas registrou 94,5 mil acolhimentos, sendo 71,2 mil de clínica médica e 23,3 mil de pediatria.
“Atualmente, a população de João Pessoa tem 100% de cobertura de unidades de pronto atendimento, tendo em vista que cada UPA tem capacidade de atender uma população de 200 mil pessoas”, destacou Adalberto Fulgêncio.
O contador Anderson Mendes foi atendido na UPA Cruz das Armas após uma intoxicação alimentar e elogiou o serviço. “Não foi a primeira vez que eu precisei de atendimento de uma UPA e mais uma vez fui bem atendido pela equipe de plantão”, disse.
Entre os casos atendidos nas quatro unidades, os mais comuns são: pressão alta, febre, intoxicação alimentar, cefaléia, infecções das vias aéreas superiores, infecção do trato urinário, vômitos, dor abdominal, amigdalite e viroses.