Com previsão de chuva, Defesa Civil intensifica monitoramento na Capital

Por - em 617

Nayanne Nóbrega

Com previsão de mais chuvas, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC/JP) está em alerta para atender possíveis chamados da população. A Capital paraibana deve continuar com o céu nublado com chuvas e ventos fracos e moderados nas próximas 48 horas, segundo a previsão do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). A temperatura deverá variar entre 23°C e 29°C.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, as chuvas devem continuar de forma fraca, mas contínua. Em João Pessoa, o volume de chuvas registradas nas últimas 12 horas foi de 6,6 milímetros, a maior concentração ocorreu no bairro do Cristo Redentor.

“Intensificamos o monitoramento e estamos em estado de alerta. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e todas as secretarias municipais estão preparadas para agir em caso de ocorrência”, afirmou Nóe Estrela. Para acionar a Defesa Civil basta ligar para o telefone 0800 285 9020, que funciona 24 horas por dia.

Em abril, Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu inicio ao cronograma de atividades da quarta edição do projeto ‘João Pessoa em Ação – Gestão de Riscos e Administração de Desastres’, que está abrangendo todos os bairros da Capital.

Através do ‘João Pessoa em Ação’, segundo Noé Estrela, a Prefeitura tem desenvolvido um trabalho de prevenção que tem mostrado resultados “bastante expressivos como a diminuição do número de áreas de risco”, destacou.

No foco do projeto estão à administração dos desastres e gestão de risco. Entre as ações executadas pela equipe do ‘João Pessoa em Ação’ estão: desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo, além de assistência social (COMPDEC/JP)

Além da Defesa Civil, o ‘João Pessoa em Ação’ conta com a participação das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), com a realização de revisão e substituição de placas de sinalização vertical; levantamento in loco para a elaboração de projetos de melhoria de fluxo; ações educativas com a equipe de Educação no Trânsito, etc.