Comerciantes de feirinha são transferidos para Mercado de Mangabeira
Os comerciantes da Feirinha de Mangabeira, que funcionava na Rua Catequista Maria José, agora estão comercializando para lateral do Mercado Público do bairro. A medida foi para oferecer mais conforto e segurança para os trabalhadores e, em contrapartida, devolver o espaço público para pedestres e motoristas. Toda a negociação entre os comerciantes dos dois espaços foi mediada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).
Cerca de 40 comerciantes foram tirados do local e levados para tendas montadas na lateral do Mercado Público, onde eles podem usufruir da estrutura do lugar. “Agradeço muito a Prefeitura por oferecer esta oportunidade para todos nós”, comemorou a feirante Daniela Torres. Há 13 anos ela trabalha com uma banca de frutas e verduras e estava preocupada com a situação dos barraqueiros. “Ficávamos de um lado para outro perdendo mercadorias e agora temos um local fixo”, comentou.
A retirada dos comerciantes foi uma determinação do Ministério Público Estadual que exigia a desobstrução do passeio público. Antes os feirantes atuavam na Avenida Josefa Taveira, principal do bairro, e em seguida foram levados para a Rua Catequista Maria José como uma medida provisória. “Para mim essa mudança foi uma bênção de Deus”, resumiu a comerciante Tereza Cristina, que há 22 anos retira o sustento da venda de frutas e verduras.
Com a determinação do MPE, a Prefeitura de João Pessoa começou a estudar uma alternativa que beneficiasse os feirantes, além da população. Este ano, a solução surgiu com a cessão do Mercado Público de Mangabeira para administração da PMJP. “Iniciamos uma negociação e conseguimos resolver um problema histórico do bairro sem gerar prejuízos a ninguém”, constata o secretário da Sedurb, Lucius Fabiani.