Comerciantes informais são transferidos no Centro da Capital
Comerciantes informais que estavam exercendo suas funções na Praça Napoleão Laureano, no bairro do Varadouro, estão sendo abrigados esta semana em outro local. Ao todo, são 220 trabalhadores que, a partir desta quarta-feira (4) vão expor seus produtos provisoriamente em um canteiro público que fica localizado ao lado da antiga Proserv, no Centro da Capital. A ação está sendo realizada Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
“Os comerciantes estavam ocupando um ponto histórico da cidade que não era permitido. Após muito diálogo, encontramos uma solução e um novo local para que eles realizem suas vendas. Tudo feito na base da conversa e em comum acordo”, ressaltou o secretário da Sedurb, Assis Freire.
A ‘feira de troca da CBTU’ (por estar situada em frente a sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos), como ficou conhecida, funcionou até o último sábado (31). “Agora, os comerciantes não terão pontos fixos e desmontarão seus equipamentos todos os dias ao final do trabalho”, explicou o diretor de serviços urbanos, Flávio Monteiro.
O secretário Assis Freire destacou também a forma como todo o trabalho foi realizado. “Estivemos conversando com os representantes da área durante um tempo até chegar num consenso. O importante do governo do prefeito Luciano Cartaxo é o diálogo e estamos conseguindo grandes mudanças através deste canal”, destacou.
Revitalização – A Praça Napoleão Laureano será totalmente revitalizada após a retirada dos comerciantes do local. “A Praça é uma das mais antigas de João Pessoa e precisa de reparos, que serão feitos brevemente”, afirmou o secretário Assis Freire.
Cadastro – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizou também um cadastro com todos os trabalhadores que comercializam na área para especificar qual atividade cada um exerce.