Competição de xadrez reúne cerca de 80 alunos de 24 escolas municipais

Por Max Oliveira - em 1478

Cerca de 80 crianças e adolescentes de 24 escolas municipais participaram, nesta quinta-feira (7), da 3ª edição do Campeonato de Xadrez Escolar, realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec). A competição foi realizada no ginásio do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

O objetivo, de acordo com o coordenador de Xadrez Escolar da Sedec, Francisco Cavalcanti, foi promover a integração entre alunos das diversas escolas do município onde o xadrez é ensinado como disciplina extracurricular. Ele destacou ainda a importância da modalidade no processo de aprendizado e educação dos alunos.

“O xadrez é uma ciência que pode ser trabalhada em todas as modalidades esportivas, inclusive países mais desenvolvidos trabalham isso dentro do curso de educação física. O Brasil precisa evoluir mais nesse sentido, no entanto, em João Pessoa, existe o nosso projeto, que funciona nas escolas e apresenta resultados muito bons, como o aperfeiçoamento do raciocínio, o autocontrole e o desenvolvimento cognitivo”, explicou Francisco Cavalcanti.

A professora Fátima Kobaiashi, que ensina xadrez nas escolas Leônidas Santiago, Padre Pedro Serrão e Dumerval Trigueiro, ainda acrescenta: “os alunos se acostumam, com a memorização do tabuleiro de xadrez, a raciocinar as jogadas e fazer escolhas. As regras do xadrez e o respeito ao adversário  são aprendizados que eles levam pra vida”, disse.