Complexo Hospitalar de Mangabeira aumenta o número de cirurgias nos últimos dois meses

Por Thadeu Rodrigues - em 1121

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou 892 cirurgias nos dois primeiros meses desse ano. No comparativo com o mesmo período de 2016, verifica-se um crescimento de 6,83% na quantidade de procedimentos cirúrgicos. Sobre os dois primeiros meses de 2015, quando foram feitas 743 cirurgias, a alta é de 20,05%.

Apenas em fevereiro, foram registradas 429 cirurgias no Ortotrauma, 7,52% mais que no mesmo mês do ano anterior, onde se contabilizou 399 procedimentos cirúrgicos. Em janeiro deste ano, houve 463 cirurgias e, no ano de 2016, a unidade hospitalar contabilizou 5.362.

A diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo, afirma que os números positivos refletem o trabalho de uma equipe comprometida em fazer o melhor atendimento ao usuário do serviço de saúde. “Além do aumento do número de cirurgias, comemoramos a redução do tempo de permanência hospitalar, que hoje é de 7,26 dias, a metade do registrado há cinco anos. Ou seja, fazemos mais atendimentos e em menos tempo. Nosso trabalho também melhorou com a reabertura de um bloco cirúrgico no mês passado”, ressaltou.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira é referência em cirurgias de urgência e emergência nas regiões abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, realiza pequenas cirurgias sem internação, consultas médicas ambulatoriais, exames laboratoriais e por imagem (radiografia, ultrassonografia, tomografia e endoscopia), tratamentos de recuperação motora por meio do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) e atende urgência psiquiátrica por meio do Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM).