Complexo Hospitalar de Mangabeira faz 3,3 mil cirurgias no ano

Por Thadeu Rodrigues - em 971

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) registra a realização de 3.311 cirurgias realizadas no período de janeiro a julho deste ano. A quantidade de procedimentos cirúrgicos supera em 7,96% o que foi realizado no mesmo período do ano passado.

 

“Todos os dias nosso corpo de colaboradores realiza o seu melhor para atender às necessidades dos usuários desta unidade hospitalar. Enfrentamos diversas dificuldades, mas o atendimento não para. Somos um hospital de urgência e emergência e de ‘porta aberta’, ou seja, atendemos todos os tipos de casos”, explica a diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo.

 

Ela destaca que o processo de adoecimento não tem data, nem horário para acontecer, portanto, a equipe de trabalho se adequa à demanda que se apresenta. “Fazemos uma grande esforço para atender o crescente número de pacientes, inclusive as vítimas de acidentes ou de violência”, continua a gestora.

 

Apenas em julho deste ano, foram realizadas 475 cirurgias no Complexo Hospitalar de Mangabeira, com destaque para as de ortotraumatologia, que somaram 387 procedimentos. A unidade hospitalar é referência em cirurgia de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, conforme pactuação firmada com o Ministério da Saúde.

 

O Complexo Hospitalar de Mangabeira também realiza pequenas cirurgias sem internamento, consultas, exames laboratoriais e por imagem, tratamentos de recuperação motora por meio do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) e urgência psiquiátrica por meio do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm).