Complexo Hospitalar de Mangabeira faz palestra sobre anticoagulantes orais

Por Thadeu Rodrigues - em 920

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realiza, nesta sexta-feira (4), uma capacitação sobre anticoagulantes orais, medicamentos utilizados antes da realização de cirurgias em pacientes com distúrbios de coagulação do sangue. A capacitação ocorrerá às 8h, no auditório da unidade hospitalar.

A capacitação é aberta a todos os médicos, residentes, estudantes de Medicina e de Enfermagem e demais profissionais da área de Saúde. A palestra será ministrada pela médica hematologista Sandra Sibele, especialista em hemostasia e trombose, que vai falar sobre o fluxo dos anticoagulantes e seus usos nos pacientes.

“Antes das cirurgias, são feitos exames no paciente, entre eles o hemograma e o fator de coagulação do sangue. Se for constatado algum distúrbio, o paciente vai sangrar muito quando for feita a incisão em seu corpo. Por isso, os anticoagulantes são ministrados no paciente para que ele possa ser submetido à cirurgia”, explica a técnica de gerenciamento do Núcleo de Residência, Estágio e Pesquisa (Nurepe) do Ortotrauma, Suelen Souza.

Capacitação – O Complexo Hospitalar de Mangabeira investe na capacitação e humanização dos funcionários, com a realização de cursos e palestras ao longo do ano. A unidade hospitalar realiza mensalmente mais de 450 cirurgias.

O Ortotrauma realiza consultas ambulatoriais, pequenas cirurgias sem internamento, exames laboratoriais e por imagem, tratamentos de recuperação motora por meio do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) e urgência psiquiátrica por meio do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm).