Complexo Hospitalar de Mangabeira homenageia os assistentes sociais
Quinze de maio é o dia do profissional que promove o bem-estar coletivo, o assistente social. No Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), a data será lembrada com homenagens a todos os 28 profissionais que integram a equipe. O tratamento humanizado aos usuários e acompanhantes também é uma das particularidades do trabalho realizado por esta categoria.
Talvez pensemos que esses profissionais nem existam em um ambiente hospitalar, porém são eles que promovem a inserção do paciente na unidade de saúde, trazendo para perto a realidade de todos, orientando, planejando, regulando e apoiando cada um dos que precisam da saúde para uma vida mais saudável.
A importância de cada assistente social é reconhecida não só nesta data, mas todos os dias, através de sua função social em diminuir as desigualdades dentro de um local com diversos grupos sociais. Só mesmo com a atuação deles é que todos os outros profissionais podem proporcionar a saúde que os usuários necessitam.
No Ortotrauma de Mangabeira, sob a orientação do coordenador do Serviço Social, Edval Filho, 28 mulheres, com plantões de 12 horas, trabalham 24 horas, cobrindo os setores da urgência, emergência, ambulatório e o Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm). “Neste 15 de maio, gostaria de parabenizar e agradecer o serviço humanizado, que estes profissionais prestam à comunidade hospitalar”, destacou Edval Filho, acrescentando, que graças a eles, é possível realizar um melhor atendimento no Ortotrauma de Mangabeira.
Para a assistente social do turno da noite, Pecilda Alves, um dos objetivos da categoria é prestar o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Segundo ela, a atuação deste profissional é muito ampla. “Ele estará presente onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável (em todos os sentidos)”, ressaltou Pecilda.
De acordo com ela, o papel do assistente social é fundamental para a construção de uma ordem social, política e econômica com menos desigualdades. Mesmo quando atende a um indivíduo, este profissional está trabalhando com um grupo, uma vez que esta pessoa está inserida em um contexto social, no qual não se pode dissociar o individual do coletivo. “Que o dia 15 de maio seja de alegria, de comemoração e de reflexão sobre o significado e a importância da tão valorosa função social, exercida por todos os profissionais do serviço social”, desejou Pecilda Alves.
Conquistas – Em 2014, a Prefeitura de João Pessoa, concedeu ao prestador de serviço da área da assistência social, uma carga horária de 30 horas semanais, o direito de 30 dias de férias, acrescidos da remuneração de um terço de férias.
Comemoração – O Ortotrauma de Mangabeira não vai deixar a data passar em branco. Ela será comemorada no próximo dia 17, com um jantar, no Restaurante Pontal do Cabo Branco, na Praia de Cabo Branco. “Será um momento em que todos os colegas poderão se encontrar e, ao som de uma boa música, degustando a culinária paraibana, vão poder se integrar e renovar os ânimos para continuar prestando um serviço de excelência na unidade hospitalar”, ressaltou Edval Filho.