Complexo Hospitalar de Mangabeira realiza melhorias no serviço e amplia assistência à população

Por Ascom/Saúde - em 1237

ortotrauma_mangabeira_foto_dayseeuzebio_-841Ascom/SMS

Com intuito de ampliar os atendimentos clínicos e cirúrgicos de urgência e emergência da Capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem trabalhado com a reestruturação dos equipamentos nos serviços da rede municipal para garantir a assistência continuada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

No Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (CHMGTB), o Ortotrauma, o aparelho de tomografia computadorizada que estava em manutenção, recebeu novas peças e atualização do sistema de informatização para avalizar exames mais precisos e em menor tempo de espera. Na manutenção do equipamento foram investidos cerca de 230 mil reais. O equipamento de raio-X fixo do setor de urgência está recebendo uma atualização tecnológica e toda a estrutura física da sala foi recuperada.

Como parte da reestruturação da unidade, foi realizada a revisão de toda a parte elétrica da instituição, além de revestimento do piso e recuperação da pintura das salas de exames de diagnóstico. Houve também melhorias nas salas verdes, salas amarelas, salas de prescrição de medicamentos, consultórios, na recepção da porta de urgência e corredores de acesso.

Já o setor de lavanderia conta com nova máquina de lavar, com capacidade para higienizar 100 quilos de tecido por lavagem, distribuindo na instituição um processamento de roupa com perfeitas condições de higiene e conservação, reduzindo o controle de infecções, racionalizando tempo e material, reduzindo custos operacionais e, principalmente, garantindo o conforto e a segurança dos pacientes e dos profissionais da saúde.

“Estamos trabalhando para propiciar um atendimento mais humanizado e digno à população. São investimentos pontuais realizados na atenção básica, que é a porta de entrada na rede pública de saúde; na atenção especializada; e nos quatro hospitais que compõem a rede hospitalar na Capital”, enfatizou Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde de João Pessoa.

Atendimentos – Referência em ortotraumatologia e no tratamento da dor, o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) realizou mais de 1,5 mil cirurgias no período de janeiro até abril deste ano. Na porta de urgência do hospital foram realizados 4.397 atendimentos só no mês de marco e 3.818 em abril.ortotrauma_mangabeira_foto_dayseeuzebio (192)

O Complexo Hospitalar atende pacientes da Capital, região metropolitana de João Pessoa e outras cidades do interior. Do total de atendimentos, 42% dos pacientes são de outros municípios.

A unidade dispõe de um total de 175 leitos, sendo 119 de cirurgia de ortopedia e traumatologia e atende casos de urgência e emergência em clínica médica, traumatologia e cirurgia geral; realiza cirurgias eletivas em traumato-ortopedia, além de urgências pediátricas também na área da ortopedia.

Na unidade hospitalar também são realizados exames laboratoriais e exames de diagnóstico como ultrassonografia, endoscopia, raio-x, colonoscopia e tomografia.

Pactuação – Visando melhoria no atendimento ortopédico em João Pessoa, o Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio Burity e o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, com aval do Ministério da Saúde, firmaram uma pactuação. Com validade desde junho de 2015, a iniciativa tem como objetivo organizar o fluxo de pacientes que são atendidos nas duas unidades de saúde.

Pela pactuação da ortotraumatologia, todas as fraturas de membros superiores que sejam abaixo do cotovelo e de membros inferiores abaixo do joelho ficam tendo como referência o Ortotrauma de Mangabeira. As demais fraturas ficarão sob a responsabilidade do Trauma. Também fica para o Trauma, qualquer paciente com suspeita associada à lesão vascular ou neurológica.