Comunidade da Rua do Rio recebe ações educativas na área da saúde

Por - em 537

Thibério Rodrigues

 

foto.Ivomar Gomes Pereira (3)A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma série de ações abrangendo o tema da saúde para a população da Rua do Rio, em Cruz das Armas, em parceria com o Conselho Local de Saúde (CLS). Foi oferecida à comunidade, durante toda esta terça-feira (15), uma programação com atividades culturais, educativas e de prevenção.

Um dos principais pontos da ação foi a orientação sobre como combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, e como se prevenir de outras doenças causadas por animais. Para isso, a Vigilância Ambiental da SMS levou para a comunidade uma sala de cinema – Cine Cidadania – onde foram exibidos vídeos educativos. O público ainda teve a oportunidade de assistir palestras, participar de atividades no laboratório e ainda vacinar os animais contra a raiva. Agentes ambientais também realizaram visitas nas residências.

“O objetivo do evento é compartilhar o conhecimento com toda população do bairro e adjacências, incentivando e reforçando a importância da participação popular para promoção e prevenção da saúde, motivando todos os cidadãos a serem responsáveis por esta luta”, afirmou o diretor do Distrito Sanitário I, Anderson Belmont, destacando também que o Conselho Local de Saúde é o espaço de participação da comunidade para acompanhar, avaliar e construir um Sistema Único de Saúde melhor para todos.

Para as crianças, a sala de aula mudou de ambiente. Profissionais do Programa de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) fizeram demonstrações de como cuidar da saúde, dando destaque à escovação dos dentes e à eliminação do Aedes. A programação contou ainda com atividades lúdicas organizadas pelo Núcleo Apoio à Gestão Estratégica e Participativa (Nagep), como jogos e peças teatrais, tudo para envolver a comunidade na ação.

Maria do Carmo Pereira é líder comunitária e diz que ações educativas em saúde como a realizada no dia de hoje deveriam ser cada vez mais constantes no bairro. “Eu conheço as dificuldades que as pessoas enfrentam na região e acho que essas atividades são muito importantes para os que aqui vivem”, disse.foto.Ivomar Gomes Pereira (1)

Nagep – O Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa (Nagep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é uma ferramenta para participação popular, com propostas direcionadas para melhorias dos serviços ofertados pela Rede Municipal de Saúde.

O Nagep desenvolve, através do Participa SUS, atividades direcionadas a uma gestão democrática na esfera do Sistema Único de Saúde, envolvendo desde o usuário até os gestores. Este conta com a contribuição da Ouvidoria Setorial de Saúde e dos Conselhos Municipal e Distritais de Saúde.

CMS – O Conselho Municipal de Saúde (CMS) foi criado pela Lei nº 8.301/97, mas atualmente é regido pela Lei nº 11.089/97, se constituindo como órgão fiscalizador da saúde, possuindo um caráter deliberativo.

Os Conselhos Locais (CLS) e Distritais (CDS) de Saúde em João Pessoa foram normatizados pela Resolução 04/2014. Eles visam à melhoria da qualidade de vida e de saúde da população através da participação popular.  Os CLS devem ser compostos por representantes da SMS, trabalhadores, organizações locais e lideranças comunitárias de saúde.