Comunidade escolar do Jardim Veneza recebe quadra poliesportiva da PMJP

Por - em 770

Com um sorriso largo e o coração acelerado, o aluno Fabrício Lima, do 4º ano, não escondeu a felicidade em participar da entrega da quadra poliesportiva da escola onde estuda, no Jardim Veneza. “Hoje é um dia especial. Vou dar início a minha trajetória profissional. E vai ser nesse espaço que vou me dedicar e treinar para que o meu sonho se torne real”, disse.

A declaração foi dada nesta terça-feira (18), durante a solenidade de inauguração da ampliação e reforma da Escola Municipal Tempo Integral Paulo Freire, com a participação do prefeito Luciano Agra. Na obra, foram investidos R$ 1,2 milhão em recursos próprios. “É uma honra entregar este equipamento, que vai beneficiar não só o alunado, mas toda a comunidade escolar dessa região. É o 18º ginásio que entregamos à população pessoense”, disse Agra.

Em seu pronunciamento, a diretora da unidade de ensino, Chirley Martins, ressaltou que, como o alunado passa dez horas no ambiente escolar, a quadra poliesportiva era muito aguardada por todos. “A meninada brincava no pátio, onde funciona o refeitório, mas, a partir de agora, terá um lugar apropriado. É um incentivo a mais para que as crianças têm vontade de vir à instituição”, disse. Ela fez questão de frisar que a escola tempo integral no Jardim Veneza foi uma reivindicação da comunidade local.

Estrutura – A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretária da Educação e Cultura (Sedec), construiu sete salas de aula, duas passarelas de circulação, feitas em estrutura metálica, e uma quadra poliesportiva coberta, com arquibancadas, vestuários, iluminação e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais.

Cerimônia – O evento foi aberto com a apresentação da banda marcial da Paulo Freire. Na ocasião, o secretário da educação, Luiz Sousa Júnior, destacou a importância da formação musical nas unidades de ensino. “Este é um rico instrumento contra a ociosidade. Temos música em toda a rede municipal, com a formação de bandas marciais. Em vez de os meninos estarem nas ruas, ficam na escola e desenvolvem habilidades musicais”, disse.

Paulo Freire – A instituição atende a 600 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, EJA e Projovem. Oferece ao alunado ensino em tempo integral, com oficinas pedagógicas e atividades extracurriculares, além de aulas de informática, música, dança e projetos de leitura.

Das 95 escolas da rede municipal, 12 funcionam em tempo integral, das 7h às 17h. O alunado tem direito as três refeições diárias, sendo dois lanches e um almoço.