Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal terá regência de maestro internacional
Max Oliveira
Os amantes da música clássica terão a oportunidade de conferir de perto um dos maiores nomes do gênero em ação na Capital. O maestro holandês Gerard Oskamp, detentor de diversos prêmios e com vasta experiência internacional, é o convidado especial para a regência do segundo concerto oficial da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP).
A apresentação, intitulada “Maestros Convidados”, terá entrada gratuita e acontece neste sábado (11), a partir das 19h, no auditório Celso Furtado, no novo Centro Cultural Ariano Suassuna, obra anexa ao Tribunal de Contas do Estado, bairro de Jaguaribe. No programa, o maestro regerá composições alemães do período Barroco ao Romantismo, tendo a belíssima opera de “Júlio Cesar”, de G. F Haendel, na abertura do concerto.
Em seguida, do genial W.A. Mozart, o famoso concerto para violino n° 5 em Lá Maior k.219, que terá como solista o jovem músico da Orquestra Municipal de João Pessoa, Ramon Feitosa, que é considerado uma das maiores promessas do violino paraibano. Por fim, uma das mais belas e empolgantes composições do repertório romântico, a sétima sinfonia de Beethoven, que também terá Ramon Feitosa como solista.
Laércio Diniz, maestro e diretor artístico da OSMJP, destaca a experiência de receber como convidado especial um dos maiores nomes da música clássica mundial. “Em todas as orquestras do mundo, uma parte da programação é destinada também a maestros convidados. Além de levar o público e a orquestra a conhecer artistas de diferentes locais do mundo, serve também para oferecer diferentes visões musicais, ideias e experiências. Isso ajuda a orquestra a se tornar cada vez mais flexível, maleável e com uma resposta mais rápida aos comandos musicais, trazendo ganhos à sua sonoridade e bagagem”, afirmou.
Programa: “Maestros Internacionais”
Maestro: Gerard Oskamp (Holanda)
-Overture “Júlio Cesar” (G. F. Haendel, 1685-1759);
– Concerto para violino e orquestra nº 5 em Lá Maior K.219 (W.A.Mozart, 1756- 1791);
– Allegro aperto;
– Adagio;
– Tempo di Menuetto.
Solista: Ramon Feitosa
– Sinfonia nº 7 em Lá maior, Op. 92 (L.V. Beethoven,1770-1827);
– Poco sustenuto;
– Allegretto;
– Assai meno presto;
– Allegro con brio.