Concerto didático encanta estudantes da Escola Municipal Padre Bartolomeu de Gusmão

Por - em 881

Nayanne Nóbrega

 

Concerto Didático_EM Padre Bartolomeu de Gusmão _RafaelPassos (40)Olhos atentos e celulares na mão para não perder nenhum segundo. Assim foi a reação dos estudantes da Escola Municipal Padre Bartolomeu de Gusmão, no Cristo Redentor, ao assistir a apresentação do concerto didático da Banda Sinfônica da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O próximo concerto acontecerá no dia 12 de agosto, no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Glória Cunha Lima, no Valentina Figueiredo.

O projeto tem como objetivo utilizar a música como ferramenta de desenvolvimento pedagógico e psíquico. O concerto, regido pelo maestro e professor Rômulo Albuquerque, apresentou um repertório eclético com as clássicas marchinhas militares, como ‘Barão do Rio Branco’ e até jazz. Ainda na ocasião, os músicos apresentaram os instrumentos aos alunos.

O estudante Jefferson Roque, do 2º ano, não desviava o olhar da apresentação. “Eu acho muito lindo, quero aprender a tocar bateria e depois me apresentar com a banda”, disse. Algumas mães também acompanharam a apresentação na escola. “Eu também já desfilei com a banda da minha escola quando eu era da idade deles. Agora eu incentivo meus filhos e quero que eles sigam nesse caminho da música”, disse a auxiliar de serviços gerais, Lucinéia Gomes, mãe de Lyncol e Lyncem, que participam da banda marcial da escola.

A diretora geral da unidade, Sheila Cavalcante, ressaltou que a música auxilia o processo pedagógico e estimula a cultura. “Aqui na escola eu procuro incentivar ao máximo os alunos para participar da banda, seja tocando ou dançando. Acredito que dessa forma essas crianças têm acesso à cultura, que infelizmente, às vezes, está tão distante de seu convívio social”, destacou.

Banda Sinfônica – O projeto da Secretaria Municipal de Educação (Sedec) existe há 24 anos. Atualmente, existem 92 bandas marciais que representam as escolas municipais, totalizando 4.600 componentes, uma média de 50 por banda. O grupo é formado por estudantes do Ensino Fundamental II, com idades que variam de 12 a 17 anos.