Congresso nacional e internacional de paisagismo inicia campeonato de escalada em árvores
O Parque da Lagoa é o cenário para o X Campeonato Brasileiro e o II Íbero-Americano de escalada em árvores, neste sábado (23) e domingo (24). O evento faz parte do calendário do 23º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU) e o 2º Congresso Íbero Americano Arborização Urbana (CIAU), realizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), International Society of Arboriculture (ISA) em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). A cerimônia de abertura do congresso será neste domingo, às 15h, no Hotel Tambaú.
O campeonato de escalada tem duas etapas, a primeira é classificatória e a segunda será disputada só com os finalistas de várias nações como, Argentina, México, Colômbia e Brasil, totalizando 11 competidores. Os concorrentes disputarão em cinco modalidades: regaste aéreo, trabalho em copa, lançamento de linha, trava pés e subida mais rápida. Os três primeiros colocados ganharão troféus e equipamentos para escalada.
“Estou muito feliz por ser a primeira mulher do Brasil a competir em escalada em árvores. Estou animada por estar aqui nesta cidade linda que é João Pessoa”, comenta a competidora Porto-Alegrense, Letiane Maciel Bandeira.
A competidora Mônica Martinez Hultado, do México, trabalha com arborização e incentiva mais mulheres a participar do campeonato. “Participo e incentivo mais mulheres a competir, ocupar nosso espaço, que é predominantemente masculino. Eventos como este, chamam atenção para o cuidado com as árvores, beneficiando as próximas gerações”, disse a mexicana.
“Venho muito feliz da Argentina para esse campeonato, como engenheiro agrônomo, dou a devida importância para o evento”, enfatiza o competidor, Santiago Calvo.
O Congresso será para uma troca de informações atualizadas com um foco especial para a arboricultura. “Este evento reúne mais de 50 especialistas que vão trazer suas experiências para a cidade de João Pessoa. O Congresso é muito importante e será um legado muito grande, por que a gente sabe que acertamos muito, mas ainda temos muito a fazer por nossa cidade”, explicou Sérgio Chaves, diretor de paisagismo da Sedurb e presidente do CBAU e CIAU.
Campeonatos – O X Campeonato Brasileiro e o II Íbero-Americano de Escalada em Árvores disseminam as técnicas mínimas necessárias para escalar árvores utilizando cordas e equipamentos de segurança, de acordo com as normas utilizadas pela Sociedade Internacional de Arboricultura (ISA – International Society of Arboriculture). Os eventos são destinados à participação de arboristas, coletores de sementes, trabalhadores de concessionárias de energia elétrica e de telefonia e prefeituras que habitualmente usam a escalada como técnica de acesso às árvores de grande porte para efetuar podas, tratamento fitossanitários e/ou preparo para supressões.
Programação – Entre os palestrantes nacionais e internacionais presentes estarão Alfredo Benassi, professor doutor da Universidade Nacional de La Plata (Argentina), Alicia Chacalo de Anzarut, da Universidade Autônoma Metropolitana (México), Giovanni Morelli, da empresa Projeto Verde, Stefania Gasperini da empresa AR.ES, ambos da (Itália), Benedito Abbud, Arquiteto Paisagista (São Paulo), Antônio Grassi, Diretor Presidente do Instituto Inhotim- Brumadinho (MG), o atual Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU Heitor Liberato Júnior, assim os ex-presidentes Maria do Carmo, Flávio Barcelos de Oliveira, Ricardo Martins e Pedro Mendes Castro. É possível conferir a programação completa acessando: www.cbau2019.com.br