Conselhos Tutelares funcionam em plantão especial devido processo eleitoral

Por - em 321

Os Conselhos Tutelares de João Pessoa vão funcionar em esquema especial no carnaval e demais dias do mês de fevereiro. Isso por que o mandato dos conselheiros tutelares das regiões Sul, Sudeste e Norte se encerrou no último sábado (2). As eleições para escolha dos novos conselheiros vão ocorrer no dia 3 de março.

A decisão foi tomada numa reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão responsável pela política de defesa de crianças e adolescentes na cidade, em acordo com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Ministério Público.

A vice-coordenadora do CMDA, Themis Gondim, informou que os dez conselheiros das regiões praia e Mangabeira serão distribuídos nos outros três conselhos, apoiados com quatro conselheiros suplentes que estão sendo convocados. “Esse esquema especial é necessário para garantir que o atendimento não seja interrompido neste período de início de ano letivo e carnaval”, justificou a conselheira.

Normalmente, cada conselho funciona com cinco conselheiros tutelares, somando 25 pessoas atendendo toda a cidade. Com o esquema especial, serão 14 pessoas. “Como é uma situação excepcional, os conselheiros vão trabalhar em horários diferenciados, garantindo que as demandas recebam o encaminhamento adequado”, destacou Michel de Araújo Pinheiro, conselheiro membro da Comissão Eleitoral. Os conselheiros que vão compor a equipe especial já participaram de uma reunião no CMDCA.

Eleições – Enquanto estão sendo dadas as providências para que os conselhos tutelares funcionem ao longo do mês de fevereiro, o calendário para a eleição segue normalmente. Nesta terça-feira (5) será publicado o resultado final das provas ocorridas no dia 14 de janeiro, com a conclusão dos recursos impetrados por alguns candidatos. A partir desta quinta-feira (7), os candidatos aprovados já podem iniciar suas campanhas nas regiões específicas para onde se inscreveram.

Ao todo são 30 inscritos que seguem no processo. Os últimos detalhes operacionais estão sendo fechados pelo CMDCA. Os candidatos eleitos serão empossados no dia 4 de março. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do CMDCA, 8890-5589.