Consultórios Itinerantes oferecem consultas oftalmológicas a estudantes da rede municipal

Por - em 636

Thibério Rodriguesfoto.Ivomar Gomes Pereira (10)

Os estudantes das escolas municipais de João Pessoa agora têm mais uma opção para ter acesso a serviços gratuitos de oftalmologia. Eles podem contar com as consultas nos Consultórios Itinerantes. Desenvolvido pelo Governo Federal, o projeto consiste no atendimento em contêineres que oferecerem estrutura de consultório médico e se deslocam periodicamente por diferentes locais da cidade.

Em João Pessoa, os consultórios estão instalados desde o mês de julho no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), próximo ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), e posteriormente devem seguir para outras localidades do município. Além do atendimento oftalmológico, os estudantes também terão à sua disposição consultórios odontológicos que iniciarão, em breve, seu atendimento.

O projeto Consultórios Itinerantes atende a crianças e adolescentes matriculados em escolas da rede pública de ensino que participam do Programa Saúde na Escola (PSE), além de jovens e adultos do Programa Brasil Alfabetizado.

De acordo com a coordenadora do projeto na Paraíba, Sabrina Sales, o objetivo do projeto é realizar ações de atenção à saúde para a população, identificando problemas de visão e garantindo a saúde bucal de crianças e adolescentes, além de possibilitar um novo cenário de ensino e aprendizagem dos profissionais de oftalmologia e odontologia.

“Problemas de visão podem causar até mesmo dificuldades no aprendizado do estudante e por isso é importante identificar dentro das escolas os estudantes que precisam de um acompanhamento oftalmológico”, afirmou Sabrina.

A técnica em Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Izabel Melo, explica que as equipes de Saúde da Família (USF) visitam as escolas para fazer uma avaliação dos alunos que necessitam da consulta e, depois disso, são realizados os agendamentos. “No dia da consulta, é disponibilizado o transporte para os estudantes e seus responsáveis, além de um funcionário da escola que vai acompanhando”, disse.

Uma das estudantes atendidas pelo projeto foi Bruna da Silva, de 11 anos. Essa foi sua primeira visita ao oftalmologista e ficou sabendo que precisará usar óculos. “É muito importante a gente receber esse apoio, pois com a rotina do dia a dia, acabamos nem conseguindo levar nossos filhos a uma consulta. Mas com uma equipe indo até a escola, marcando a consulta e ainda nos trazendo até aqui, facilita muito”, disse Aldenira Bento da Silva, mãe da menina.

O projeto ainda disponibiliza os óculos para os estudantes que necessitarem fazer uso dos mesmos. No caso de diagnóstico de alguma patologia, o estudante é encaminhado para o Centro de Oftalmologia do HULW.

Estrutura – As unidades móveis são equipadas com consultórios, recepção, sala de espera, raios X, periféricos, infraestrutura para esterilização dos instrumentos e laboratório para a produção de óculos.

Com essa estrutura, podem ser realizadas na área oftalmológica: consultas, tonometria, medida de refração ocular, fornecimento de óculos, diagnóstico precoce de patologias relacionadas à retina ou ao estado dos vasos, além de outros procedimentos. O consultório possui quatro oftalmologistas, residentes médicos, um técnico em óptica, uma técnica em enfermagem e um assistente administrativo.

Parceria – O Projeto Consultório Itinerantes é uma parceria dos Ministérios da Saúde e Educação, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Educação, Instituições Federais de Ensino Superior e Hospitais Universitários Federais.