Convênio entre PMJP e Instituto dos Cegos possibilita inauguração de Consultório de Oftalmologia

Por - em 503

Lílian Pedreira

 

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Instituto dos Cegos da Paraíba irá ampliar as ofertas oftalmológicas para pessoas com deficiência visual na rede pública de saúde. Nesta quarta-feira (02), às 9h, será inaugurado o Consultório de Oftalmologia do Instituto dos Cegos da Paraíba, na sede da entidade, localizada na Avenida Santa Catarina, Bairro dos Estados.

O convênio, que foi firmado em 2013 pela PMJP, credenciou o Instituto dos Cegos no Sistema Único de Saúde (SUS), que passou a receber repasses financeiros de até R$ 30 mil mensais. A parceria possibilitou a ampliação da rede de serviços ofertados e melhoria na capacidade de atendimento.

“A aquisição desse novo espaço, que foi reformado e ampliado por meio das parcerias existentes, proporciona melhores condições da assistência aos usuários que precisam diariamente dos serviços. Certamente, esse espaço possibilitará a ampliação da oferta de serviço, levando em consideração à dinâmica dos atendimentos”, enfatizou Aleuda Cardoso, secretária de Saúde de João Pessoa.

De acordo com o presidente do Instituto dos Cegos, José Antônio Freire, o repasse das verbas para instituição auxilia na melhoria da estrutura e dos equipamentos que são utilizados. “A parceria com a Prefeitura de João Pessoa tem ajudado consideravelmente na manutenção dos espaços e na qualificação dos atendimentos”, ressaltou.

Além desse convênio com o Instituto dos Cegos, a PMJP tem parceria com outras instituições filantrópicas. “Pestalozzi, Helena Holanda e Apae são instituições que recebem apoio financeiro da Prefeitura de João Pessoa com a finalidade de ampliar a oferta de serviços e garantir um cuidado mais humanizado e inclusivo”, destacou o coordenador da Área Técnica da Pessoa com Deficiência da SMS, Ulisses Cavalcanti.

Instituto dos Cegos – A instituição é uma entidade filantrópica que atua há 71 anos na Paraíba, atendendo cerca de 400 pessoas por mês. No local, são acolhidas pessoas de todas as idades, de recém-nascidos até idosos com mais de 80 anos.

A organização ainda oferece um contraturno para alunos da rede municipal de ensino com deficiência visual, que recebem reforço escolar e cursos de braile. O usuário do Instituto dos Cegos também recebe orientações de como andar sozinho com segurança, além de se habilitar para cuidar de coisas simples, como limpar a casa, e mais complicadas, como a utilização dos programas de informática que facilitam a navegação na internet e a leitura de livros.