Coral Vozes da Infância leva mensagem de paz durante Concerto de Natal
O Coral Vozes da Infância, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), se apresentou durante o concerto natalino, no Mosteiro de São Bento, Centro, na noite deste domingo (15), levando uma mensagem de paz para o público presente.
No repertório canções sacras, populares e tradicionais como “Ave Maria Gregoriana”, “Pie Jesu”, de Mary Lynn Lighfoot, “Anel Mágico”, de Marcus Viana e “Amani” – canção para a paz do folclore africano.
A apresentação foi prestigiada pelo secretário de Educação e Cultura de João Pessoa, Luiz de Sousa Júnior, que parabenizou as cerca de 40 crianças do Coral. “Essas crianças transmitem o que a alma humana deveria transmitir todos os dias como paz, sinceridade, liberdade. Essa apresentação foi um ápice de um processo de uma construção estética. Um diamante tem que ser lapidado e essas crianças hoje estão em processo de lapidação, onde serão muito belos e apreciados no futuro”.
O corista Eliandro José, aluno da Escola Municipal Radegundis Feitosa, tem apenas 10 anos, mas cantou como gente grande. E disse que graças ao coral já sabe o pretende para o futuro. “É um trabalho divertido. Quando crescer quero ser músico e compositor”, disse.
Eliandro deixou a mãe, Iracema Carvalho, emocionada. Ela, que acompanhou cada momento do filho no Coral, agradeceu as mudanças que o projeto trouxe para a vida do menino. “Fico muito emocionada. Ele passa o ano todo ensaiando pra chegar esse dia e fazer um papel bonito. Esse projeto tá mudando a vida dele, tanto na escola como em casa. A turma toda é como se fosse uma família para ele”.
O concerto foi regido pela maestrina Regina Kinjo, professora e coordenadora de Canto Coral na Escola Tom Jobim Santa Marcelina (SP), regente do Coral do Instituto Baccarelli e Escola de Música de São Paulo. “Em dia de apresentação é uma surpresa porque está todo mundo com a adrenalina nas alturas. Mas todos cantaram do jeito que ensaiamos”.
A apresentação contou com a participação especial de ex-coristas, como Ana Luiza Deodato Alves da Silva, que cantou “Ave Maria Gregoriana”. “Passei um ano sem cantar com o Coral. Mas é uma realização voltar e ver essas crianças cantando. Eu passei por essa fase e aprendi muitas técnicas vocais, corporais, como cantar”, disse.
Com muito esforço e força de vontade as crianças ensaiam três vezes por semana. “É uma sensação de plenitude, harmonia, de paz e de absoluto compromisso com a música, com o canto e com a educação de uma forma mais ampla. Que eles continuem cantando, se respeitando, e estudante bastante, pois esse trabalho é árduo”, agradeceu a coordenadora do projeto. Amélia Nóbrega.
Além de pais, familiares, amigos, diretores de escolas, a apresentação também contou com presença de Luiz Carlos Vasconcelos, que é um dos fundadores do Coral Vozes da Infância. Ele revelou ter ficado emocionado e falou da importância do projeto. “Esse projeto tem uma importância tão grande humanamente, socialmente e educativamente que não tem como não ficar emocionado. Quando você olha para cada um e vislumbra um pouco do futuro deles. Uns, com certeza, vão virar cantores, outros vão passar a técnica para outros”.
Apresentações – No mês de dezembro, o Coral Vozes da Infância realiza mais oito concertos, em livrarias, associações sociais e no Festival de Coros, na cidade Cabedelo (PB).
O Coral está aberto a convites para apresentações. Para isso, é necessário entrar em contato por meio do telefone (83) 8750-3087 ou pelo e-mail casadoensinodasartes@hotmail.com.