Cozinhas Comunitárias fornecem refeições para moradores de cinco bairros

Por - em 1075

Diariamente, o projeto Cozinhas Comunitárias distribui mil refeições para moradores de cinco localidades na Capital. Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP), o projeto fornece alimentação saudável e balanceada para pessoas que fazem parte de grupos em situação de risco e insegurança alimentar residentes nos Bairro dos Novais, Conjunto Gervásio Maia e comunidades Bela Vista (Cristo), Timbó (Bancários) e Taipa (Costa e Silva). A realização é um convênio entre a PMJP e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O projeto, executado desde março deste ano, atende a grupos em situação de insegurança alimentar e nutricional, como crianças, gestantes, idosos, desempregados e pessoas situadas abaixo da linha de pobreza. Em cada cozinha comunitária são atendidas 200 pessoas, cadastradas semestralmente pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e as Unidades de Saúde da Família (USFs).

De acordo com a coordenadora de segurança alimentar e nutricional da Sedes, Helena de Fátima Eugenio, nas refeições são utilizados produtos da agricultura familiar, como feijão verde, batata doce e macaxeira. Todo o preparo da alimentação é supervisionado por um nutricionista, em cada cozinha. A distribuição das refeições acontece das 11h às 12h40, na unidade de cada bairro.

Cursos – No turno da tarde, são desenvolvidas ações voltadas para a comunidade no sentido de capacitar para a gestão empreendedora na linha da Economia Solidária, com cursos de crochê, pintura em tecido e artesanato em geral. A partir de outubro, serão oferecidos também cursos profissionalizantes, começando pela comunidade Taipa, no Costa e Silva.

Restaurantes Populares – Além das Cozinhas Comunitárias, a Sedes desenvolve o projeto dos Restaurantes Populares, com refeições ao valor de R$ 1. Dentro da iniciativa, está prevista a inauguração de um restaurante popular no Distrito Mecânico, localizado na Rua Sebastião Oliveira de Lima, para os moradores e trabalhadores da região, que atenderá a mil pessoas ao dia. O restaurante foi incluído no orçamento de 2013.

No próximo mês de dezembro, outro restaurante popular deverá ser inaugurado, desta vez na Rua Francisco Pereira de Souza, em Mangabeira, preparando também mil refeições diariamente. Já o restaurante popular do Parque Solon de Lucena, inaugurado em 2003, serve atualmente 1.250 refeições ao dia.