Cozinheiras das escolas e creches passam por Formação Continuada

Por Alexandre Quintans - em 1503

Uma boa alimentação parte de um bom preparo. Mas para que isso aconteça é preciso ter profissionais bem preparados. E é pensando nisso que a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio do setor da Alimentação Escolas, em parceria com o Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), está realizando a formação continuada das merendeiras e lactaristas da Rede Municipal de Ensino. A primeira etapa da capacitação aconteceu nesta quarta-feira (19) no auditório do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, no bairro de Jaguaribe.

A formação foi aberta pela secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire, que falou da importância desses profissionais nas unidades de ensino. “É uma oportunidade de estarmos capacitando e trazendo mais conhecimento para essas pessoas que são tão importantes para o desenvolvimento da rotina de uma escola. Uma merendeira mais preparada, mais sensibilizada para garantir uma alimentação saudável dentro de nossas unidades”, disse ela.

São servidas, em média, mais de 30 mil refeições diariamente nas unidades de educação. Todo esse processo depende quase que exclusivamente do cozinheiro.

Através da capacitação os manipuladores de alimentos poderão ampliar seus conhecimentos através dos assuntos que foram abordados como higiene pessoal, higiene do local de trabalho, higiene dos alimentos, recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos gêneros de alimento.

Fabiana Fernandez Amâncio é cozinheira da Escola Municipal Raimundo Nonato Batista. Para ela a formação é um somatório no aprendizado da rotina diária. “Temos que ter higiene, saber lavar bem os alimentos e ter um bom manuseio. E tudo isso está exposto aqui pra gente. Eu cozinho para meus alunos da mesma forma que cozinho em casa para minha família. O amor é o mesmo”, explicou.

Os alunos das escolas e creches municipais contam com uma alimentação saudável, nutritiva e suficiente para atender as necessidades calóricas diárias, algo que é já reconhecido por técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os cozinheiros, ou manipuladores de alimentos, são incentivadores de bons hábitos alimentares, além de garantir para os alunos uma alimentação nutritiva e equilibrada. “Sabemos que a alimentação é um ato de amor e dedicação, sendo assim os cozinheiros estarão doando, através do seu trabalho, amor aos alunos que se alimentam diariamente nas unidades”, falou a nutricionista e responsável técnica pela alimentação escolar da Sedec, Ana Paula Leal.

A Rede Municipal de Ensino possui um quadro formado por aproximadamente 600 cozinheiras e um quadro técnico de nutricionistas que dão suportes nas unidades e fazem a elaboração semanal do cardápio.