Cpics Equilíbrio do Ser oferece sessões de yoga que trazem benefícios para o corpo e mente

Por - em 1138

Luzia Santos

foto Ivomar Gomes Pereira (15)Benefícios físicos, qualidade de vida e melhoria da saúde alcançada por meio de exercícios de respiração e de posturas. Estes são os principais benefícios relatados por participantes de sessões de yoga oferecidas pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares Equilíbrio do Ser (Cpics), no bairro dos Bancários, em João Pessoa.

O Cpics faz parte da rede de saúde SUS e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As terapias oferecidas no Centro buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde. Elas fazem parte da política nacional de práticas integrativas e complementares do Ministério da Saúde que completa 10 anos de implantação este ano. As práticas abrangem terapias das milenares medicinas  chinesa e indiana.

No Equilíbrio do Ser, são oferecidas 15 terapias coletivas e 20 individuais. No universo de práticas integrativas coletivas, o yoga tem a demanda mais expressiva, segundo Patrícia Cavalcante, diretora do Cpics. Já a segunda terapia mais procurada é a biodança. Diariamente há aulas de yoga que contam com turmas formadas por 20 a 25 participantes, sendo a maioria composta por adultos jovens e idosos.

Este ano, uma das inovações ofertadas passou a ser o trabalho voltado especificamente para crianças. Meninos e meninas com idades entre 6 e dez anos passaram a participar do yoga em sessões realizadas sempre nas terças-feiras, das 14h às 15h. “Esse é um trabalho diferenciado” destaca a diretora administrativa do Cpics. “Os exercícios de yoga tranquilizam e diminuem a ansiedade”, pontuou Patrícia Cavalcante.

Segundo a diretora administrativa do Cpics, o acesso ao serviço pode ocorrer de duas formas. O usuário pode ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou pode procurar espontaneamente o serviço, de segunda a quinta-feira das 8h às 21h.

Ao chegar ao Equilíbrio do Ser, o usuário passa por um acolhimento e escuta qualificada. “No processo de escuta o terapeuta vai conversar com o usuário e verificar se de fato ele tem condições físicas de fazer a yoga. Se também além da yoga, se for o desejo do usuário, será recomendado outra terapia individual”, argumenta. Após a escuta e o acolhimento, a pessoa ficará recomendada e aguardará ser chamada para participar das turmas de yoga. O Cpics tem duas turmas de yoga que são mais abertas para iniciantes.

Sendo uma das práticas mais procuradas, no Centro, a atividade proporciona uma educação mental, física e emocional em busca do autoconhecimento. Posturas e exercícios respiratórios, além de técnicas de meditação fazem parte da atividade.

De acordo com a terapeuta de yoga, Neves Soares, através da respiração são agregadas posturas que promovem o bem-estar. “No yoga, paulatinamente os exercícios vão tirando a dor e o praticante vai se descobrindo”, afirmou.

Neves, que carinhosamente é chamada de Nevinha, se diz uma facilitadora que ajuda os participantes das sessões de yoga a se curarem. “A cura vai depender de eles quererem. Muitos me falam que à medida que participam das práticas percebem o crescimento tanto físico quanto mental  e espiritual” salientou.

Trabalhando através da respiração e de exercícios de postura, os praticantes revelam os benefícios que alcançaram. Corina Marques de Almirante, que há apenas três meses participa das aulas de yoga, revela os reflexos na melhoria de sua saúde. “Já na primeira aula a identificação foi incrível. Eu aprendi a respirar o que melhorou o sono e a qualidade de vida”, avaliou. “Os exercícios, a exemplo do alongamento, sempre acompanhado pela respiração, trouxe paz, tranquilidade, equilíbrio físico e emocional”, complementou. “A yoga foi uma descoberta maravilhosa”, finalizou.

A terapeuta Neves Soares explicou que o trabalho de postura e de respiração desenvolvidos durante as aulas auxiliam no trabalho físico, mental e emocional. Ela ensina qual a forma correta de respirar: “inspirar  e expirar sempre pelo nariz, não usar a boca. Na minha metodologia a boca é usada mais para deglutir”, detalhou.

Serviço – No Equilíbrio do Ser as aulas de yoga acontecem de segunda à quinta-feira. O acesso às aulas é exclusivo aos moradores da capital. Para o cadastro no serviço, solicita-se a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

No local, entre as práticas coletivas ofertadas estão também Tai Chi Chuan, resgate da autoestima, automassagem preventiva, meditação, consciência corporal e constelação familiar. Já no atendimento individual, o usuário poderá participar de sessões de acupuntura; reiki; massoterapia; terapia e massagem ayurvédica, entre outros.

Mais serviços – A prática do yoga além do Cpics também é ofertado em locais como a Estação Cabo Branco, o Espaço Cultural e o Parque da Lagoa Solon de Lucena. Nesse último, terapeutas do Cpics vão fazer o yoga, sempre as quintas-feiras, das 7 às 8h. É preciso somente levar o colchonete ou a esteira. No espaço são oferecidos além da yoga, Tai Chi Chuan, automassagem, massagem social. Nas Academias de Saúde também são realizadas aulas de yoga.