CRC Jardim Veneza organiza evento alusivo ao Dia da Consciência Negra

Por - em 430

Rodas de capoeira, dança de Hip Hop e uma roda de diálogo sobre a chegada do africano ao Brasil e toda a trajetória da escravidão negra fizeram parte da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, organizada pelo Centro de Referência da Cidadania (CRC) Jardim Veneza, na manhã desta segunda-feira (24). O evento foi iniciado às 8h30 e encerrado às 11h, na no Centro, situado na Rua Antônio Alves de Morais.

A atividade foi apresentada por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com idade seis a 15 anos, e dos CRCs Jardim Veneza e Sítio Mumbaba. Durante o evento, ficaram expostos desenhos ilustrando momentos históricos da presença do negro no Brasil, produzidos pelos participantes.

Os CRCs são unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa, administrados pela Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop). O coordenador dos CRCs, Luiz Costa, considerou a atividade como um momento de reflexão e conscientização sobre a importância do negro para o desenvolvimento do Brasil.

“Estamos na resistência de manter vivas as tradições afrodescendentes na nossa cultura e arte, religião, música, culinária e muito mais, e na luta constante contra uma vivência de tantos preconceitos ainda manifestados por parte da sociedade”, afirmou Luiz Costa.

Calendário Temático – O coordenador do CRC Jardim Veneza, Pedro José da Silva, lembrou que a atividade faz parte do calendário temático seguido pelos CRCs durante todo o ano. “Nossas atividades seguem esse calendário naturalmente, como forma de levar para nossos usuários e a comunidade, conhecimentos e conscientizações sobre a construção da nossa sociedade”, destacou.

Além dos alunos do SCFV, estiveram presentes na atividades, alunos convidados da escola privada, Luiza Paiva (Alto do Mateus), e equipes pedagógicas e técnicas do CRC Jardim Veneza.