Crianças da creche Lindemberg Vieira pintam quadro do artista plástico Tito Lobo

Por Alexandre Quintans - em 1363

As crianças do Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Lindemberg Vieira de Melo, no Centro, tiveram a manhã desta segunda-feira (25) voltada para a arte e cultura. Eles pintaram um quadro do artista plástico Tito Lobo. A ação faz parte do projeto ‘Arte de Cultura – minha história, meu patrimônio’ que é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, por meio da coordenação de Educação Infantil.

“Nossos alunos estão trabalhando a história do Teatro Lima Penante e o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), a natureza. Nós queremos mostrar para eles a importância da conservação e preservação dos patrimônios históricos. Aí como estamos trabalhando a arte e cultura a especialista da escola sugeriu Tito Lobo e o convidou”, explicou a diretora, Maria Gorete de Oliveira Barbosa.

As crianças também estudaram o artista plástico e suas obras. Em visita na semana passada Tito Lobo contou com a ajuda dos alunos na preparação, pintura da base da tela e desenhos.

Eles produziram um quadro que retrata uma pequena cidade com igreja, pássaros, árvores, barco e carro.

O projeto foi um momento de felicidade e de emoção por parte do artista. “O envolvimento dessas crianças me deixa emocionado porque lembra minha infância. Esse envolvimento com as crianças me ajuda a aprender cada vez. Eu dependo deles também. Todos os artistas deveriam abraçar esse trabalho voluntário”, disse Tito Lobo.

O aluno Pedro Daniel Alves Soares, de 6 anos, participou de toda a criação e da pintura e explicou qual foi a melhor parte. “Estou gostando demais desse trabalho. E a parte que mais gostei foi pintar o passarinho”, disse Pedro.

História – Natural de João Pessoa, Tito Lobo é desenhista, pintor, gravador, escultor e cenógrafo. Começou a desenhar na infância e já tinha tendência para as artes plásticas e visuais. Em 1986 começa a expor e revelar-se profissionalmente. Participou de várias exposições coletivas e individuais no Brasil, Espanha, Portugal, Itália e França.