Crianças do Crei Santa Clara colhem alface e coentro na horta da unidade de ensino

Por - em 1438

Alexandre Quintans

sedec_horta_creisantaclara_fotos_alexandrequintans (4)A manhã desta sexta-feira (8) começou diferente no Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Santa Clara, no bairro Castelo Branco. As crianças de 4 e 5 anos de idade foram colher alface e coentro na horta da unidade de ensino. A ação faz parte do projeto “Natureza, um gesto de amor”.

A colheita foi um momento de alegria e prazer para o pequeno Rafael Roosevelt Soares Felismino, de 4 anos. “Eu gosto de verdura. Adoro cenoura e alface. A tia vai colocar tudo no meu prato na hora do almoço”, disse.

O alimento que é colhido na horta, vai para a cozinha onde passa por todo o processo de higienização e em seguida é servido no almoço das crianças. A atividade começa na sala de aula onde é explicada a importância e o valor dos legumes. Em seguida, as crianças fazem visitação no terreno, participam da irrigação e da colheita.

Para a diretora do Crei Santa Clara, Eliane Oliveira Fernandes, o objetivo não é só plantar e colher. “Estamos proporcionando um contato com a natureza, essas crianças estão tratando com alimentos sem agrotóxicos, elas ficam sensibilizadas e daí reflete em casa. Consequentemente mexe como nosso amor pelo trabalho. Se temos amor conseguimos tudo”, disse emocionada a diretora.

sedec_horta_creisantaclara_fotos_alexandrequintansMas o trabalho não fica apenas dentro do Crei. As crianças se tornam multiplicadores e começam a montar a própria horta em casa.

O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, que por meio da coordenação de Educação Ambiental, fornece equipamentos e insumos para as hortas. “Nós fornecemos adubos, enxadas, pás, ciscadores e sementes. Nós temos profissionais que já trabalharam com terra orgânica e terminam nos dando esse suporte”, falou a coordenadora Maria Auxiliadora Dantas Reis.