Crianças do Peti-JP lançam livro ‘Ensaio Poético’ na APL
Ao ressaltar que a educação é necessária para transformar sonhos em realidade, Catarina Arruda, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), abriu a solenidade de lançamento do livro “Ensaios Poéticos”, elaborado por crianças e adolescentes do Núcleo Centro Livre Meninada I. O evento aconteceu no auditório da Academia Paraibana de Letras (APL).
O livro é resultado do projeto “Ler e escrever é só querer, ler e contar é só começar”, realizado nas oficinas de linguagem do CLM I. O livro contém 15 poemas que retratam o cotidiano de suas vidas antes e depois do Peti, apontando os direitos da criança como uma necessidade para que ela se torne verdadeiramente cidadã. A solenidade reuniu familiares, educadores, usuários e funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), órgão responsável pelo Peti Municipal, e também contou com a presença de Berivaldo Araújo, diretor executivo do Instituto Alpargatas, parceiro na ação.
“Direito de criança é brincar e estudar / direito de ser livre e viver bem e amar / Direito de criança é o de se divertir / soltar pipa e pião e jogar bola por aí”. Esse é um dos poemas do jovem Josemar Costa, 13 anos, que ilustra o “Ensaio Poético”, construído de forma lúdica, em oficinas de rima, cordéis e composição de rap, sob a responsabilidade das educadoras Ana Flávia dos Santos Silva, Hilmara Pereira, Sandra Márcia Xavier, coordenadora do CLM, e a própria Catarina Arruda.
Poeta – Jailson Santos, 17 anos, também participou do livro. Hoje, pela idade, já não participa mais do Peti, mas disse que tudo que é hoje foi resultado do que vivenciou no programa. “Reconstruí toda a estrutura da minha vida no Peti”, afirmou o jovem.
No momento, Jailson está estudando para o Enem. “Antes, eu vivia nas ruas, ocioso. Minha mãe me levou para participar das atividades do Peti e lá eu fiquei mais de três anos. Ajudou muito na minha formação. Quando posso, volto ao Centro para colaborar com alguma tarefa educativa”, contou.
Participantes – Compuseram poemas para o livro: Jailson Félix, Josemar Costa, Luiz Felipe, Jefferson Leandro, Leandro Ventura, Rosenildo Santos, Dayana Alexandre, Risleny da Silva, Thaynah Santos, Priscila Santos, Diego Targino, Aline da Silva e Raoni Silva Rocha.