Crianças e Adolescentes do Peti participam do Bloco Muriçoquinhas do Miramar
Com o tema “Inclusão Social: Somos Iguais na Diferença!”, cinquenta crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de João Pessoa irão cair na folia do bloco Muriçoquinhas do Miramar, nesta segunda-feira (24). A criançada vai puxar o bloco no trio elétrico de abertura, com faixas abordando a inclusão como processo essencial na construção da cidadania.
Esse é o terceiro ano que as crianças e seus familiares participam do Muriçoquinhas, numa parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a organização do bloco infantil. “Esse ano também vamos alertar a população pelo fim da violência sexual contra a criança e o adolescente, que é o tema central da campanha nacional que será lançada em todo o Brasil pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Humano”, explicou Ariana Nogueira, coordenadora do Peti.
A proposta da Prefeitura, com essa iniciativa, é que além da participação na folia, seja estabelecida uma ação social, com o fortalecimento do vínculo da criança e sua família.
Este ano as crianças estão participando dos preparativos da participação no Muriçoquinhas com a realização de oficinas de adereços e máscaras, nos núcleos do Programa. “Nas oficinas fazemos um resgate histórico do carnaval de João Pessoa, a cultura da música, os blocos de rua, as prévias carnavalescas, para que as crianças conheçam e valorizem as manifestações culturais de nossa terra”, afirmou Ariana.
Desfile – Uma equipe formada por monitores e assessores do Peti e do Ruartes dará o apoio necessário aos pequenos foliões. Um outro grupo da Sedes ficará distribuindo os panfletos de combate à violência sexual de crianças e adolescentes, alertando sobre a necessidade de se por fim a esta situação.