Crianças recebem cuidados nos 78 Creis e mães trabalham com tranquilidade
Alexandre Quintans
Com 78 Centros de Referência de Educação Infantil (Crei) em plena atividade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) beneficia mais de 10 mil famílias. Essas unidades em funcionamento representam mais de 10.300 crianças matriculadas e cuidadas por uma equipe multiprofissional. Um benefício que também traz conforto para as mães desses pequenos alunos, que com o suporte dado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) passaram a trabalhar com mais tranquilidade.
É o caso da diarista Juliana Nascimento Almeida, que matriculou o filho Lucas Davi Almeida Lourenço, de um ano e sete meses, no Crei Rebeca Cristina, em Mangabeira VII. “A creche me ajuda em tudo. Não vou mais precisar faltar ao trabalho e nem tirar a metade do meu dinheiro para pagar alguém para ficar com ele, já que meu filho ficava com minha vizinha”, afirma a mãe, que atualmente trabalha sem se preocupar, pois sabe que o filho está recebendo o cuidado de uma equipe capacitada para a função.
As crianças chegam nos Creis às 7h da manhã e permanecem até às 17h. Durante esse período, elas têm cinco refeições, cujo cardápio é elaborado por uma equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). No cronograma do dia, ainda constam atividades pedagógicas, hora do banho e do descanso. Cada criança recebe, gratuitamente, um kit de banho, de roupa e de higiene.
Para a segurança das crianças e tranquilidade dos pais, a PMJP equipou as unidades de ensino com câmeras de monitoramento que funcionam 24 horas por dia. “Agora eu consigo conciliar meus afazeres profissionais e domésticos, já que meu filho passa o dia no Crei, recebendo o mesmo cuidado que ele tinha comigo em casa”, disse a funcionária pública Kátia Kelly.
Investimentos na Educação Infantil – Em dois anos de gestão, o prefeito Luciano Cartaxo já beneficiou mais de 900 famílias com a entrega de oito creches nos bairros Colinas do Sul, Cuiá, Ernesto Geisel (duas unidades), Mumbaba (uma unidade) e Mangabeira (três unidades). A Prefeitura também municipalizou 27 creches estaduais, que estão sendo reformadas, ampliando a oferta de mais 250 novas vagas para berçário.