CRMIPD é porta de entrada para atendimentos de bebês que nascem com microcefalia
Rebeka Paiva
Ampliando as linhas de cuidados com o intuito de garantir assistência e o acompanhamento à população, o Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoa com Deficiência (CRMIPD), na Rede Municipal de Saúde, é a porta de entrada para os atendimentos aos bebês que nascem com microcefalia, na Capital.
Para os atendimentos nesses casos, o Centro recebe os encaminhamentos das Unidades de Saúde da Família (USFs) e regula as consultas para atendimentos em neuropediatria, realizados no próprio CRMIPD, e quando identificado necessidade de avaliação complementar em áreas oftalmológicas e auditivas são encaminhadas para clínicas e centros conveniados.
Além de atendimento para os casos de microcefalia, o Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência atende também crianças, adolescente e jovens com deficiência e/ou distúrbios de comportamento ou de aprendizagem. Nele são realizados tratamentos precoces e/ou de habilitação/reabilitação das variadas deficiências e distúrbios.
Os atendimentos realizados no Centro são feitos após uma avaliação, realizada todas as sextas-feiras. Depois da triagem os usuários recebem atendimento individualizado ou em grupo, em um ou mais tipos de terapia de habilitação/reabilitação de acordo com a necessidade de cada usuário.
Atualmente o CRMIPD possui 299 usuários cadastrados com alguma deficiência física e mental, que são beneficiadas com serviços de educação, saúde e assistência social e com uma equipe multidisciplinar nas mais diversas especialidades como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, arte terapia, educação física adaptada, musicoterapia, libras, psicopedagogia, especialidades médicas (neuropediatria, neurologia e pediatria), psicossocial.
Serviço – O Centro é gerido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), mas trabalha de forma intersetorial em parceria com as Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Sedec). Localizado na Rua Coronel Otto Feio da Silveira, 161, no Conjunto Pedro Gondim, o espaço conta com conta com refeitório, biblioteca, brinquedoteca, cineminha, setor médico, sala de recursos, jardim com playground, recepção e coordenação, além de uma piscina onde os usuários fazem fisioterapia e educação física adaptada.
O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. O serviço pode ser procurado pela população diretamente no local, sendo necessário apresentar um laudo médico.
Para mais informações sobre o centro, a população pode entrar em contato pelo número 3218-9807.