Cuidadores da Educação participam de formação continuada
Mais de 300 cuidadores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa estão participando de uma formação continuada no miniauditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, das 9h às 12h. As turmas foram divididas em três dias e acontece até essa quinta-feira (27). A formação é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Educação Especial
“Nós estamos trazendo psicopedagogos para mostrar como um cuidador pode intermediar e facilitar, no dia a dia, a vida de um aluno com necessidade especial. Essa formação vai facilitar o trato desses profissionais com as crianças ou ajudar o aluno a ter um comportamento que ajude no convívio com os colegas”, disse o coordenador da Educação Especial, André Louis Carvalho dos Santos.
Maria Eugênia trabalha como cuidadora na Escola Municipal José Eugênio, no bairro do Geisel, há cinco anos e sabe da importância desse momento para o trabalho dela. “Eu trabalho com autista e eles não são iguais. E aqui nessa formação eu vou poder esclarecer algumas dúvidas que irão me ajudar na condução com o aluno. É excelente esse momento onde podemos trocar experiências”, frisou a cuidadora.
A palestra foi comanda pelo psicopedagogo da Sedec, Eduardo Lucas. Ele explicou o papel do cuidador tanto no campo do desenvolvimento físico quanto emocional das crianças que tenham a necessidade do acompanhamento desse profissional. “Nós vamos transmitir técnicas de como alimentar melhor o aluno, de amenizar os comportamentos agressivos de alguns e de um trabalho mais humanizado por parte dos profissionais”, disse Eduardo Lucas.