Cuidadores familiares do Distrito Sanitário III concluem curso de formação

Por - em 550

Luis Sousa

foto Ivomar Gomes Pereira (34)“Costumo dizer que foi praticamente uma gestação e agora essa formação é como se fosse um nascimento. A responsabilidade é maior. Foi um conhecimento que nasceu, sem contar na alegria e no aprendizado. Nós aprendemos a cuidar dos outros e também a cuidar de nós mesmos e assim adquirimos confiança para realizar nosso trabalho”, relata a cuidadora Ednalva Galdino, que se formou na tarde desta terça-feira (1º), juntamente com outros 97 alunos, que atuaram no Distrito Sanitário III, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nesta quarta-feira (2), a partir das 8h, no Paço Municipal, acontece a conclusão das atividades dos alunos que atuaram no Distrito Sanitário I.

A solenidade de conclusão aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença da secretária de Saúde de João Pessoa, Mônica Rocha. “Esses cuidadores são vencedores. Muitas pessoas resistiam, não aceitavam o trabalho dos cuidadores, mas eles perseveraram, conquistaram confiança e através do toque, do olhar ou de um abraço resgataram a autoestima de quem estava sendo cuidado. Foram muitos os desafios, mas eles chegaram até aqui e hoje fazem parte da história de um curso pioneiro no país. Cuidar é um ato de amor”, destacou a secretária.

O curso de cuidadores teve início em novembro de 2014, quando os alunos participaram de aulas sobre técnicas para o atendimento adequado às pessoas que precisam de cuidados especiais. Após a teoria, foi a vez de colocar o conhecimento em prática. Os alunos foram divididos nos cinco Distritos Sanitários da Capital, onde, acompanhados de perto por tutores e orientadores, puderam trabalhar com pessoas que necessitavam de cuidados especiais. Por fim, os cuidadores desenvolveram um Projeto Terapêutico Singular (PTS) para cada usuário atendido.foto Ivomar Gomes Pereira (59)

“Celebrar, agradecer e parabenizar. Estas três palavras definem o que tenho para expressar sobre o curso de cuidadores familiares. Celebrar, por hoje poder ver o fruto do projeto que nasceu de um sonho do prefeito Luciano Cartaxo. Agradecer, a todos que se envolveram e se dedicaram para que a realização do projeto fosse possível. Parabenizar a cada aluno, que se dedicou e hoje estão formados na arte de cuidar”, declarou a diretora do Distrito Sanitário III, Kalígia Deininger.

Referência Nacional – O curso Cuidadores Familiares, projeto da Prefeitura de João Pessoa, chamou a atenção do Ministério da Saúde e deverá se transformar num modelo a ser implantado em outras cidades brasileiras. O projeto é pioneiro no país e consiste, basicamente, em qualificar pessoas que para cuidar de pacientes domiciliares que necessitam de cuidados especiais.

Parcerias e bolsas – O projeto Cuidador Familiar é realizado em parceria com a Organização Social para o Desenvolvimento Sustentável e Capacitação (Odesc), uma entidade sem fins lucrativos. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

De acordo com os organizadores, o projeto foi elaborado considerando a situação de vulnerabilidade de alguns segmentos da população. Nessa faixa, apesar da necessidade da figura do cuidador, percebe-se a necessidade de orientação e sistematização da sua presença no seio da sociedade.

No total, 600 pessoas foram selecionadas para o curso de cuidadores e receberam uma bolsa no valor de R$ 200 mensais enquanto estiveram acompanhando as aulas. Eles atenderam pessoas com deficiências, crianças e idosos, entre outros que necessitam de cuidados especiais para realizar as atividades diárias.