Curso de Gastronomia oferece qualificação profissional para moradores do Taipa

Por - em 750

Mônica Melo

Curso_gastronomia_Taipa_foto_julianasantos (22)O mercado de trabalho para profissionais da área de gastronomia está aquecido e em plena expansão, sobretudo em cidades com grande potencial turístico, como João Pessoa. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor de gastronomia movimenta no país, aproximadamente, R$ 180 milhões por ano, empregando 6 milhões de pessoas. Com isso, a procura por profissionais é cada vez maior. Pensando em gerar oportunidade para pessoas com interesse na área, mas sem qualificação, a Cozinha Comunitária da Taipa, está realizando um curso de Gastronomia Básica para 20 pessoas da comunidade.

O curso começou no mês de setembro e vem enchendo de esperanças quem decidiu aventurar-se profissionalmente no mundo das panelas e temperos. “O curso é uma porta de emprego para nós, que não temos muitas oportunidades por aqui. Sou grata por terem aberto essa porta que, para mim, é um recomeço”, comenta a dona de casa Eclesiana da Costa Silva Lopes.

Aos 30 anos, Eclesiana, que sempre gostou de cozinhar, decidiu aproveitar a oportunidade de se profissionalizar. Usuária da Cozinha Comunitária do Timbó, soube do curso e decidiu participar na tentativa de se qualificar para enfrentar os desafios do mercado. “A comida e a cozinha são coisas que sempre me chamaram atenção e que eu gosto. Além da culinária, aqui também aprendi sobre respeito e caráter, sobre postura profissional, como entrar e sair de um emprego e lidar com diversas situações”.Eclesiana_Curso_gastronomia_Taipa_foto_julianasantos (79)

Já a dona de casa, Priscila Silva de Medeiros, 26 anos, também usuária da cozinha, nunca tinha pensado em trabalhar com gastronomia até o dia em que ouviu falar do curso e enxergou nele uma oportunidade. “Pensei que trabalhando nesse ramo eu poderia tentar ter uma vida melhor. Acredito que o curso vai me ajudar a conseguir um trabalho. Eu tenho duas filhas e por isso não posso desistir”, relata.

O incentivo da família tem sido fundamental para Priscila que revela estar utilizando algumas das dicas até na hora de cozinhar em casa. “Aprendi muito na área de higienização do ambiente, dos alimentos e dos utensílios. É muito importante saber a forma certa de fazer tudo isso para garantir que tudo fique adequado ao consumo”.

O curso foi uma iniciativa do professor de gastronomia Marinésio Gomes, pensando na inclusão social através da geração de novas oportunidades de emprego. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), divulgada em 2014, mostrou que os brasileiros gastam quase um terço do seu orçamento destinado a alimentação em refeições consumidas fora de casa.

Curso_gastronomia_Taipa_foto_julianasantos (86)O curso deixa os alunos aptos a trabalhar como auxiliares de cozinha. “Este é um curso que vinha sonhando há dois anos. Vejo muita gente nas comunidades com vontade trabalhar, mas sem qualificação e com esse curso, mesmo sendo com noções básicas, eles já conseguem dar o primeiro passo para se inserir no mercado de trabalho”.

O professor explica que o curso trata desde higienização e manipulação de alimentos, nutrição, até mercado de trabalho. “Ensino a como elaborar um currículo e se apresentar em uma entrevista de empregado, falamos sobre ética profissional, além das técnicas de cocção e elaboração de pratos e cardápio”. As aulas da primeira turma terminam no dia 20 de outubro.