Defesa Civil atende chamadas de famílias durante fim de semana
As ações de prevenção implantadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão evitando os prejuízos nas comunidades da Capital em decorrência das chuvas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, Rodrigo Marques, foram registradas seis ocorrências durante este último fim de semana, com a remoção de duas famílias no Bairro 13 de maio.
“A Prefeitura elaborou um plano emergencial há um mês, envolvendo diversas secretarias e este trabalho de prevenção está acarretando na redução de problemas causados pelas chuvas”, assinala Rodrigo Marques. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), está previsto para esta terça-feira (3) tempo nublado e com chuvas esparsas.
No último sábado, duas famílias foram retiradas de suas casas na Rua Maurício de Oliveira, no Jardim 13 de Maio, e levadas para a Escola Maria Quitéria, também no bairro. O coordenador da Defesa Civil afirma que as casas das famílias são de taipa e ameaçavam cair, então segunda-feira (2) a Secretaria de Desenvolvimento Urbano vai fazer a demolição e as famílias vão receber auxílio-moradia, para alugarem um imóvel.
Outras duas famílias ligaram para Defesa Civil, no domingo (1), sendo que uma delas se recusou a deixar a residência na Comunidade Saturnino de Brito, enquanto a outra, no bairro Funcionários II, foi para a casa de vizinhos. “Hoje à tarde veremos a situação destas pessoas. A Secretaria de Desenvolvimento Social vai convencer a família que está na casa em risco a sair de lá, e a outra será encaminhada imediatamente para a inscrição no auxílio-moradia”, explica Rodrigo Marques.
Segundo ele, as demais ocorrências foram rachaduras em duas casas, mas que não apresentaram riscos. No último dia 19 de abril, o prefeito Luciano Agra decretou estado de emergência em 12 comunidades da Capital, para poder adotar medidas de urgência de atenção a essas localidades usando da prerrogativa legal de dispensa dos processos de licitação, proporcionando maior agilidade nas ações e, se necessário, também recorrer ao governo federal em busca de recursos.