Defesa Civil de João Pessoa se prepara para o período chuvoso
O Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC/JP) já está se preparando para enfrentar o período crítico de chuvas na Capital, que vai de março a julho. Uma reunião com todas as secretarias que compõe o Sistema de Defesa Civil do Município já está sendo programada para os primeiro dias de 2017, com o objetivo de intensificar as ações coordenadas pelo órgão.
Embora o verão venha acompanhado por chuvas, o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, tranquiliza a população para índices previstos para o primeiro trimestre de 2017. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), as médias são de 80.1 milímetros (mm) de chuva em janeiro, 101.1mm em fevereiro e 204.8mm em março.
“Esses índices estão dentro da média histórica prevista para o período e a cidade está preparada para receber esse volume de água”, garantiu Noé Estrela.
Com a intensificação do volume previsto para o trimestre seguinte, a Defesa Civil já prepara o reforço das ações de prevenção, especialmente nos pontos de alagamento que causam transtornos a população. “Em João Pessoa temos de 20 a 25 pontos críticos de alagamento. Nestes locais, fazemos um trabalho intensivo de limpeza dos canais e galerias. Com poucos minutos após o fim da chuva, o tráfego já flui normalmente”, explica Noé.
Esse trabalho de prevenção se dá por meio do programa ‘João Pessoa em Ação’, que conta com o envolvimento das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além da Guarda Municipal e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Também são parceiros da iniciativa o Corpo de Bombeiros, Energisa e Cagepa.
Atendimento 24 horas – A Defesa Civil funciona 24 horas por dia, através do Disk Defesa Civil (0800 285 9020).