Defesa Civil dialoga com moradores e remove famílias de áreas de risco
A Operação ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Riscos’, sob a supervisão da Coordenação Municipal de Proteção da Defesa Civil (COMPDEC), seguiu nesta segunda-feira (19), com o trabalho de remoção de famílias que residem em áreas de risco, na região ribeirinha do Bairro São José.
Cerca de 80 famílias, que moram em residências consideradas de risco, devem ser removidas e cadastradas pelas secretarias de Desenvolvimento Sociais (Sedes) e Habitação Social (Sehab). “Já conseguimos dialogar com dez famílias que compreenderam os riscos e deixaram suas casas”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela.
O trabalho de remoção das famílias em situação de risco teve início na última sexta-feira (16) e só deve ser concluído após a última residência, considerada com estrutura comprometida, ser demolida. “É uma ação minuciosa e de extrema importância para garantir a segurança da população durante o período de chuvas”, conclui Noé Estrela.
Seguindo o cronograma de atividades da Operação ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’, as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Infraestrutura (Seinfra) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) seguiram, nesta segunda-feira (19), com serviços em diversas localidades da cidade, com o objetivo de diminuir os efeitos causados pelas fortes chuvas.
Ações diárias – Servidores da Seinfra estão na Avenida Sérgio Guerra, no bairro dos Bancários, limpando e desobstruindo galerias pluviais, evitando que a área alague e cause transtornos para pedestres e motoristas que trafegam pela avenida. Integrantes da equipe aquática da Emlur, especialistas na limpeza de rios, estão trabalhando no desassoreamento do rio na ladeira do Cuiá, entre os bairros do Geisel e Valentina Figueiredo. Já a equipe de Paisagismo da Sedurb poda árvores de grande porte no Bairro dos Estados e no Tambiá.