Defesa Civil elabora plano antidesastre e fará simulação de ação de emergência

Por - em 490

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizou, na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Paço Municipal, uma reunião com os demais órgãos componentes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), com o objetivo de planejar as ações que farão parte do Simulado Antidesastres 2013. A simulação acontecerá no sábado (23), na comunidade Saturnino de Brito, no bairro de Jaguaribe.

Segundo o coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil Municipal, Francisco Noé Estrela, é de suma importância que a Defesa Civil esteja adequada e preparada para lidar com as situações de modo real. “Para tanto, contamos com a participação de todos os órgãos componentes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, que são os responsáveis para dar apoio à população. Esta é uma ação que ocorre em nível nacional, sendo o segundo ano consecutivo em que João Pessoa é selecionada para participar do evento”, ressaltou.

Durante a reunião foi apresentada a elaboração de um Plano de Urbanização, que deve priorizar medidas de contenção de processos erosivos (sistema de drenagem, contenção de encosta, entre outros) e instituição de programas de combate à reocupação de áreas de risco.

De acordo com o assessor técnico da Defesa Civil Municipal, o engenheiro Alberto Sabino, serão tomadas as providências de remanejamento da população que se encontra em áreas de alta declividade para área próxima. “Nossa intenção é promover ações de neutralização de áreas desocupadas, considerando a criação de ‘faixa’ de amenização ambiental, promovendo a relocação da população para local seguro”, destacou.

A reunião de planejamento das ações que farão parte do Simulado Antidesastres 2013 contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Comunicação (Secom), Educação e Cultura (Sedec), Planejamento (Seplan), Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), Desenvolvimento Social (Sedes), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Samu, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Polícia Militar e Cagepa.

Alerta – A Defesa Civil avisa que um sinal de alerta será emitido por um carro de som sempre que for detectado risco de deslizamento ou desabamento e informa como proceder:

1. Mantenha a calma;

2. Reúna a família, pegue os documentos pessoais e remédios, desligue as chaves de gás, luz e saia imediatamente da casa;

3. Dirija-se de forma ordenada para local seguro ou abrigo;

4. Aguarde as orientações da Defesa Civil antes de retornar à sua residência;

5. Entre em contato por telefone com os Bombeiros (193) ou com a Defesa Civil (0800.285.9020)