Defesa Civil faz trabalho contínuo para prevenir alagamentos

Por - em 498

Eliabe Castor

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil não registrou ocorrências no início do período chuvoso. A informação foi repassada pelo coordenador do órgão, Noé Estrela, explicando que um trabalho importante para isso é o desassoreamento dos rios que cortam João Pessoa.

“Nós estamos fazendo um trabalho contínuo para o desassoreamento e profundidade da calha dos rios, em especial o Jaguaribe, Cuiá e Timbó”, revelou. O coordenador da Defesa Civil frisou que as galerias pluviais estão sendo limpas frequentemente por funcionários da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), através do projeto “João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Risco”, e solicitou à população que evite jogar lixos e detritos nas ruas, a fim de preservar a limpeza das canaletas e, assim, minimizar as chances de transbordamento de água nos períodos chuvosos.

Noé Estrela frisou que equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) estão em constantes ações, afirmando que todos os dias a Defesa Civil e demais órgãos da Prefeitura saem pela cidade observando possíveis problemas e fazendo a prevenção. “Todas as secretarias da Prefeitura estão envolvidas no projeto, dentro das suas respectivas áreas de atuação, maximizando a eficiência do trabalho”, argumentou.

Por fim, outra ação que a Defesa Civil vem realizando é o cadastramento e verificação dos prédios que estão em situação de risco no Centro Histórico. A inspeção está sendo realizada em parceria Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além da Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Município (Copac).

Noé Estrela frisou que a população pode acionar a Defesa Civil a qualquer hora pelo telefone 0800 285 9020.