Defesa Civil intensifica monitoramento das áreas de risco da Capital

Por Michelly Pedrosa - em 718

Michelly Pedrosa

Desde as primeiras horas deste sábado (16), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) intensificou o monitoramento das áreas consideradas de risco da Capital por conta das chuvas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, nas últimas 24 horas choveu cerca de 165 milímetros só em João Pessoa. Ainda segundo ele, esse volume de chuva é preocupante tendo em vista que o órgão já fica em alerta a partir dos 50 milímetros e a previsão para este domingo ainda é de mais chuvas.

“Graças ao trabalho preventivo realizado pela Prefeitura, não houve grandes prejuízos para a população, mesmo com esse índice pluviométrico. Por exemplo, não temos registros de desabamento de barreiras ou de famílias desabrigadas. O projeto João Pessoa em Ação vem dando certo e os resultados são refletivos no período chuvoso”, destacou o coordenador.

No bairro de Mandacaru, o muro de uma casa de show caiu sobre duas residências. Técnicos da Defesa Civil estiveram no local e toda área foi isolada e está sendo monitorada. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) também foi acionada para dar assistência aos proprietários. Na avenida Beira Rio, houve empoçamento de água, mas o trânsito não foi alterado. O mesmo aconteceu na avenida Sanhauá, próximo a CBTU, onde foi realizada uma intervenção, mas logo a via foi liberada.

João Pessoa em Ação – O programa tem como finalidade primeira administrar preventivamente os desastres e a gestão de risco, em vários pontos da cidade. Entre as intervenções realizadas podemos citar: demolição de residências, poda de árvores, desassoreamento de rios, lineamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, além de assistência social.

O João Pessoa em Ação conta com a mobilização de diversas secretarias da administração municipal, a exemplo das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

Serviço – Em casos de desastres como quedas de árvores, deslizes de barreiras, desabamentos e alagamentos, a população pode entrar acionar gratuitamente os serviços da Defesa Civil por meio do telefone 0800 285 9020 que funciona nas 24 horas do dia.