Defesa Civil monitora áreas de risco na Capital e não registra chamadas de emergência

Por - em 321

Apesar das chuvas registradas desde a madrugada desta segunda-feira (18), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec) não recebeu chamados das 31 áreas de risco na Capital e dá continuidade as ações preventivas para o período chuvoso, que foram iniciadas no mês de janeiro.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, Francisco Noé Estrela, as ações do Plano de Contingência estão sendo realizadas no Bairro São José. “No São José os trabalhos estão voltados neste momento, principalmente, para a limpeza do Rio Jaguaribe”, disse Noé Estrela, acrescentando que ainda está semana uma reunião vai definir as próximas comunidades que serão visitadas.

O Plano de Contingência é executado pela Defesa Civil em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); Guarda Municipal; Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob); e as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS); além da Companhia de Águas da Paraíba (Cagepa) e Energisa.

Serviço de emergência – A Defesa Civil informou ainda que já existe uma equipe de plantão para atender a população durante o período chuvoso. Para maiores informações e/ou chamados de emergência, a Compdec disponibiliza o telefone 0800-285-020. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) registrou alguns pontos de João Pessoa que ficaram com o trânsito lento por conta da chuva.

Logo no início da manhã, registrou-se lentidão em toda a extensão da avenida Sérgio Guerra, nos Bancários, nos dois sentidos, até a rotatória na entrada de Mangabeira. O tráfego também ficou lento na avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio), próximo à rotatória do Altiplano, e na avenida Pedro II – entre a Santinha e o Ibama, sentido nos dois sentidos.

Ainda nos Bancários, uma colisão por volta das 7h40, na rua Capitão Severiano Cezarino da Nóbrega, por trás do supermercado Carrefour,  contribuiu para congestionar as vias laterais. Em Mangabeira, nas proximidades da Cehap, a pista direita estava com acúmulo de água.

 

Já na avenida Rui Carneiro houve alagamento na faixa da direita (nos dois sentidos da via) na entrada do Bairro São José, mas sem necessidade de interdição. Até o final da manhã o trânsito na área estava lento.

Semáforo – Foi registrado problema no semáforo do cruzamento da avenida Bento da Gama com Epitácio Pessoa. O equipamento ficou intermitente por cerca de quarenta minutos. O problema foi sanado pela equipe de manutenção semafórica da Semob.

Equipes de agentes de mobilidade estão monitorando o trânsito. A Semob recomenda que os condutores redobrem a atenção para evitar acidentes.