Defesa Civil monitora as áreas de risco de João Pessoa
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informou, na manhã desta segunda-feira (4), que apesar da chegada do período das chuvas ainda não foi registrada ocorrência grave nas áreas de risco na Capital. As equipes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) continuam trabalhando no Plano de Contingência para evitar maiores transtornos.
De acordo com o coordenador da Compdec, Noé Estrela, a previsão é que as chuvas continuem de forma amena até o fim da semana e se intensifiquem no final do mês. “Estamos com as equipes trabalhando nos locais com maior perigo iminente como as comunidades Saturnino de Brito, Alto do Mateus e Bairro São José”, afirmou.
Estão sendo realizadas intervenções como desobstrução de galerias, limpezas de rios, estudo de áreas com risco de desabamento e remoção de famílias que se encontram nessas áreas. “O nosso objetivo é evitar um acidente maior, por isso trabalhamos preventivamente”, destacou o coordenador.
João Pessoa possui 31 localidades cadastradas como áreas de risco e as ações preventivas foram iniciadas desde janeiro. O Plano de Contingência é executado pela Defesa Civil em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); Guarda Municipal; Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob); e as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS); além da Companhia de Águas da Paraíba (Cagepa) e Energisa.
Serviço de emergência – A Defesa Civil informou ainda que existe uma equipe de plantão para atender a população durante o período chuvoso. Para maiores informações e/ou chamados de emergência, a Compdec disponibiliza o telefone 0800-285-020. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.