Defesa Civil monitora pontos de alagamento e não registra ocorrências graves

Por - em 660

Com as chuvas registradas durante todo o final de semana, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec), esteve de plantão monitorando todas as áreas de risco da Capital. Nos principais pontos de alagamento, nenhuma ocorrência grave foi registrada. Desde o dia primeiro de março até esta segunda-feira (23) o volume de chuvas registradas em João Pessoa foi 265 milímetros (mm).

Em tradicionais pontos de alagamento, como a Avenida Beira-Rio e Cuiá não houve registro de acumulo de água. Nos demais pontos onde houve alagamento, o tempo para redução de volume de água foi de até 40 minutos. “Esses tradicionais pontos de alagamento não registraram ocorrências em virtude de um trabalho integrado de todas as Secretarias do João Pessoa em ação e de um monitoramento constante”, disse.

A Compdec também não tem registro de desalojados nas 31 áreas consideradas de risco. “Tivemos muitas chamadas, mas todas consideradas pontuais. Todo o pessoal da Defesa Civil esteve de plantão e passamos por todos os pontos de risco. Esse monitoramento constante tem surtido um efeito muito positivo, pois fazemos um trabalho preventivo”, declarou.

Qualquer ocorrência em decorrência de chuvas ou da situação precária de moradias pode ser informada à Coordenadoria de Defesa Civil, por meio da Linha Direta 0800 285 9020, que funciona em regime de plantão durante as 24 horas. A ‘Força Municipal de Prevenção de Riscos – JP em Ação’ conta com o suporte das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Social (Sedes), Segurança e Cidadania (Semusb), Meio Ambiente (Semam) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur)

Semob orienta motoristas – Durante todo o final de semana e também na manhã desta segunda-feira (23), os agentes de mobilidade da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estiveram nos principais pontos de congestionamento orientando os motoristas.

Os próprios cidadãos podem acionar os agentes de mobilidade em caso de problemas do fluxo de veículos. De segunda a sexta-feira, a Semob disponibiliza uma Central de Reclamações e Informações, que funciona como mecanismo de diálogo entre a população e a Superintendência. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações, o cidadão deve ligar para o número 0800 281 1518.

Em dias chuvosos, a Semob faz a seguinte orientação aos motoristas para diminuir os riscos de acidentes:

– Acender os faróis;

– Reduzir a velocidade;

– Sempre respeitar as sinalizações;

– Evite frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência;