Defesa Civil realiza reunião de planejamento para Simulação de Desastres

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A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realiza, nesta quarta-feira (13), a partir das 9h, na sala de reuniões do Paço Municipal, reunião de planejamento para o Simulado Antidesastres 2013. A ação, que será feita em parceria com os demais órgãos componentes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), acontece este ano na comunidade Saturnino de Brito, Jaguaribe, no próximo sábado (23).

“Essa é uma ação nacional e é o segundo ano consecutivo em que João Pessoa é selecionada para participar desse evento. É de suma importância estarmos adequados e preparados para lidar com as situações de modo real, envolvendo todas os órgãos necessários para dar apoio a população”, explica o coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil Municipal, Francisco Noé Estrela.

O Simulado Antidesastres é um instrumento necessário e obrigatório de preparação da Proteção e Defesa Civil Nacional do Brasil, para testar se as coordenadorias regionais (estaduais e municipais) estão prontas para o enfrentamento de desastres. Nele, o SINPDEC é exposto a uma situação hipotética de desastre, onde serão avaliados: o nível de organização, a rapidez na ação de resposta e reabilitação/recuperação de cenários, como também o nível de coordenação das ações, com o fim de servir de forma efetivaàs populações atingidas por desastres, em um cenário de desastre.

Alerta – O SINPDEC estará em alerta desde 48h antes da realização das atividades de simulação que envolverá os seguintes órgãos: Secretaria de Municipal de Habitação Social (Semhab); Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb); Secretaria Municpal de Saúde (SMS); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Vigilância Sanitária; Corpo de Bombeiros Militares; Comando Geral da Policia Militar; Secretaria Estadual de Segurança Pública; Superintendência da Guarda Municipal (Sugam); Secretaria de Planejamento (Seplan); A Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra); Secretaria de Comunicação (Secom); Gabinete do Prefeito (Gapre); Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap); Cagepa; Energisa; Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa); Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur); e a Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa, que participa da ação coordenando as escolas que servem de abrigo para as vitimas de desastres