Delegação do Quênia visita Restaurante Popular de Mangabeira e Cozinha Comunitária do Timbó
Fátima Sousa
Com o propósito de conhecer programas e ações em diferentes níveis na Paraíba, uma delegação do Quênia em visita a João Pessoa, almoça no Restaurante Popular de Mangabeira, nesta quinta-feira (19), às 12h. A equipe diplomática é composta por quatro secretários do país africano e o diretor do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas. O restaurante fica localizado na Rua Francisco Pereira de Souza, Mangabeira I.
A agenda da delegação consta ainda de uma visita à Cozinha Comunitária e ao Centro de Referência de Educação Infantil Rita Gadelha (Crei), ambos da Comunidade do Timbó. A visitação será encerrada às 14h, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), de Mangabeira.
A visita dos técnicos tem por meta conhecer programas, projetos e ações do Governo Municipal em níveis diversos, além de verificar experiências positivas na agricultura familiar, com a operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A vinda da delegação do Quênia foi previamente organizada por uma equipe de consultores da Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura (ONU/FAO), que esteve em João Pessoa no mês de abril passado. A construção da agenda contou com a participação do superintendente Regional da Conab/PB, Gustavo Guimarães.
O restaurante popular e as cozinhas comunitárias são administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan). O Crei é da responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.
Composição – A delegação é composta ainda por representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Conab/PB. A visita à capital paraibana se encerra nesta sexta-feira (20), com uma reunião de avaliação e programação turística.
FAO – Entre outras atribuições, a FAO promove investimentos, conhecimento e informação na agricultura e áreas relacionadas, além de contribuir para o aperfeiçoamento da produção agrícola e da criação de gado e a transferência de tecnologia aos países em desenvolvimento.