Dentistas da Atenção Básica são capacitados sobre política nacional de saúde à população negra

Por - em 554

Ascom SMS

 

Para qualificar a assistência ofertada na Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Área Técnica de Saúde da População Negra, está promovendo uma capacitação para os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família. As atividades, que começaram no dia 21, se encerram nesta terça-feira (27) na USF Qualidade de Vida, bairro do Rangel, que pertence ao Distrito Sanitário II.

As ações têm como objetivo capacitar dentistas sobre a Política Nacional de Saúde da População Negra e o Programa Municipal de Atenção as Pessoas com Doença Falciforme, além de debater assuntos referentes a preconceitos e racismos. Ao todo, 150 profissionais foram capacitados e irão receber manuais sobre a saúde bucal na doença falciforme.

“É importante que os servidores conheçam as dinâmicas e as políticas públicas para as ofertas dos serviços do Sistema Único de Saúde. Com essa perspectiva, promovemos capacitações em parceria com outras áreas técnicas para proporcionar um serviço mais qualificado, integrado e, principalmente, democrático”, afirmou a coordenadora da Área Técnica de Saúde da População Negra, Perla Figueiredo.

Para esta capacitação estão sendo realizadas oficinas sobre o tema com orientações para atendimentos e encaminhamentos, apresentação de casos e atividades em grupo com a troca de experiências dos profissionais que fazem parte da Atenção Básica nos cinco Distrito Sanitários de João Pessoa e nos Centros de Especialidades Odontológicas.

Anemia Falciforme – É uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A doença é mais comum em indivíduos da raça negra, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de outras raças (branco, amarelo e indígena).

A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança. “A doença também pode causar alterações na boca, como inflamações, erupção dentária tardia, infecções bucais, entre outras, que prejudicam a saúde e compromete a qualidade de vida do usuário”, explicou Perla Figueiredo.

Políticas públicas – A Área Técnica de Saúde da População Negra compõe a Direção de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Esta tem como função formular ações que promovam, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a redução das injustiças em saúde relacionadas à questão racial, reconhecendo as especificidades deste segmento da população.