Alunos da rede municipal encerram atividades da Semana da Pátria
Uma das maiores ruas da capital se transformou em uma grande passarela neste domingo. Os carros cederam espaço para os instrumentos musicais que ecoaram o som dos bumbos, trombones e pratos por toda a avenida Josefa Taveira, no bairro de Mangabeira. O evento festivo em comemoração a semana da pátria encerra as atividades do desfile cívico da rede municipal.
Marchando em perfeita harmonia, com ritmo e postura, cerca de 4 mil estudantes, entre músicos instrumentistas, corpo coreográfico e balizas se apresentaram durante a manhã de hoje.
Vários temas foram abordados pelas instituições de ensino. A Índio Piragibe, de Mangabeira VII, trouxe ‘A escola aberta para a inclusão social’. Na avenida, os estudantes deficientes auditivos realizaram uma apresentação na língua de sinais.
Tocador de trombone, Tales Mateus não escondeu o nervosismo. Mesmo desfilando pela terceira vez, o estudante do 7º ano da Escola Tharcila Barbosa da Franca, no Grótão, disse que ainda sente um friozinho na barriga e que a sensação de estar na avenida é indescritível.
A ação tem a iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), que oportunizou a integração das escolas estaduais e particulares, como também de instituições filantrópicas.
“A democratização foi à melhor forma que a PMJP encontrou para comemorar a semana da pátria. No bairro mais populoso da capital foi montado um verdadeiro espetáculo ao ar livre. Assistir a essas crianças dando o melhor de si, com um sorriso estampado no rosto é muito especial e emocionante”, destaca Ariane Sá, secretária de Educação e Cultura.
Emoção vivida também pelo público que aplaudiu e parabenizou o desfile. “É muito lindo ver essas crianças marchando. Todos em sintonia. Uma energia muito positiva”, comemorou a comerciante Sédima Lobo.
Esquema de Trânsito – Para dar mais segurança e comodidade à população, a STTrans elaborou um esquema especial para atender o evento. Com fiscalização do tráfego, orientação a pedestres e motoristas, e disponibilizando agentes e fiscais no percurso do desfile.