Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo acontece em mais de 100 postos
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está disponibilizando, neste sábado (18), mais de 100 postos de imunização distribuídos pela cidade como parte da mobilização do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A meta é vacinar 95% do total de 42,6 mil crianças de um ano de idade até menores de cinco anos residentes na Capital.
Durante o Dia D, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde de Família (USF) até 17h, além do Centro Municipal de Imunização (CMI) e dos seis postos móveis, localizados de forma estratégica na Praça da Paz, no bairro dos Bancários; nos shoppings Manaíra, Mangabeira e Tambiá; Supermercado Atacadão, no bairro do Geisel e; no Supermercado Extra, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. Os postos móveis funcionarão até 16h.
Para a abertura oficial do Dia D da campanha, a PMJP preparou uma estrutura na Praça da Paz com pula-pula, palhaço, brincadeiras infantis, pipoca e algodão doce. Na ocasião, o prefeito Luciano Cartaxo esteve presente e fez um chamamento para os pais levarem seus filhos até um dos postos de vacinação.
“Hoje é um dia muito especial e a Prefeitura de João Pessoa está fazendo um esforço muito grande com a finalidade de atingir a meta da campanha e imunizar as crianças contra o sarampo e a poliomielite. Estamos trabalhando no sentido de chamar atenção das famílias em trazerem suas crianças para serem vacinadas em um dos mais de 100 postos espalhados por toda a cidade”, afirmou o prefeito.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a vacinação é a melhor forma de se prevenir contra diversas doenças, inclusive sarampo e poliomielite. “São doenças previníveis e fáceis de serem afastadas apenas com a vacinação. Então, num esforço conjunto, contamos com os pais e responsáveis para afastar a paralisia infantil e o sarampo”, destacou.
Em João Pessoa, a campanha teve início no dia 1º de agosto e segue até o dia 31 deste mês nas unidades de saúde da família (USF). Os pais devem levar o cartão de vacina das crianças para que o profissional de saúde avalie a situação vacinal e oferte as doses das vacinas conforme a necessidade encontrada.
A supervisora de vendas Raquel Lira e seu esposo Bruno Roberto atenderam ao chamado da campanha e levaram a filha de quatro anos até a Praça da Paz para tomar a segunda dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo. “Ela já havia tomado a primeira dose e hoje recebeu um reforço. Assim fico mais tranquila”, disse.
Já o filho da servidora pública Tammy Sousa, tomou as doses das duas vacinas incluídas na campanha. “Ele tem apenas três anos, mas acho fundamental que ele esteja com o cartão de vacinação atualizado”, comentou.
Cobertura Vacinal – Até o momento, em João Pessoa, foram registradas a aplicação de 6,2 mil doses da vacina contra a poliomielite, o que corresponde a 14,7% do total de crianças inclusas na faixa etária da campanha. Já a cobertura vacinal registrada para o sarampo é 13,6%, ou seja, 5,8 mil doses aplicadas.
O coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Virgolino, ressalta que as campanhas funcionam como um chamamento nacional e alerta os pais sobre a importância de manterem seus filhos imunizados. “As vacinas ofertadas na campanha já fazem parte do esquema vacinal, mas os novos casos de doenças consideradas erradicadas no país trazem um tom de alerta imediato”, disse.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, os últimos casos de sarampo registrados em João Pessoa foram em 2010 (53 casos) e 2013 (seis casos). No Brasil, este ano já foram registrados casos em vários estados, sendo a maioria deles no Amazonas (263) e Roraima (200). Há também registros de casos no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Sarampo – é uma infecção contagiosa, transmitida por um vírus. Os sinais envolvem principalmente alterações na pele, chamadas de exantema eritematoso, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia, otite, complicações intestinais, entre outras.
Poliomielite ou paralisia infantil – é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que possui como principal característica quadros de paralisia flácida súbita, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo por redução do tônus muscular.