Dia D de Vacinação contra HPV acontece em 44 postos neste sábado

Por - em 661

Thibério Rodriguesvacinaçãohpv_foto_dayseeuzebio (2)

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa estão mobilizados durante todo o sábado (21) no Dia D de imunização contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Ao todo, são 44 postos de vacinação, sendo 40 unidades de saúde de referência distribuídas em toda a cidade, além dos shoppings Manaíra, Mangabeira, Sul e Tambiá com equipes mobilizadas para aplicar as doses de vacina até às 17h.

A meta do município é vacinar 5.457 meninas de nove anos de idade no decorrer do ano, além das meninas de 10 até 13 anos que ainda não foram vacinadas anteriormente ou que precisam tomar alguma outra dose. “Hoje é um dia de mobilização em João Pessoa para atingir o público alvo, mas a vacinação segue rotineiramente nas unidades de referência”, explicou Chiara Dantas, chefe de Imunização da SMS.

A estudante Tainá Bastos, 9 anos, compareceu a um dos shoppings acompanhada de sua mãe para receber a primeira dose da vacina. “Eu acho importante que minha filha esteja protegida contra esse vírus e aconselho a todos os pais e responsáveis que façam o mesmo e levem suas filhas para se vacinarem”, disse a mãe da menina, Tatiana Bastos.

A fim de facilitar que as meninas e seus familiares encontrem a unidade correta e mais próxima para a vacina, a SMS distribuiu pelas escolas das redes pública e privada uma tabela que indica quais as unidades de referência para cada localidade. Os endereços das unidades de referência podem ser conferidos no link: http://goo.gl/3CIwjS

Para estar imunizada, a menina precisa duas doses da vacina, sendo a primeira aplicada agora e a segunda dose seis meses após a primeira. “A menina só estará protegida quando tomar as duas doses, por isso, é importante levar o cartão de vacinação para a anotação de cada dose”, ressalta a chefe de imunização da SMS.

HPV – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, sendo também transmitido da mãe para filho no momento do parto. O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero e a vacinação é uma das formas mais efetivas de evitar que as meninas e adolescentes contraiam a doença.

A vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.